Pense,
sinta
e aja
"Ninguém cometeu maior
erro do que aquele que não fez nada só porque podia
fazer muito pouco"
Edmund Burke
O fascínio
do trem
Artigo
A história
das ferrovias no Brasil
Quando da Proclamação
da República, em 1889, já existiam no Brasil cerca
de dez mil quilômetros de ferrovias, mas foi no início
do século 20 que se deu um grande passo no desenvolvimento
das ferrovias, tendo sido construídos entre 1911 e 1916
mais cinco mil quilômetros de linhas férreas. A expansão
ferroviária do início do século 20 trouxe
então desenvolvimento econômico e social para inúmeros
municípios do interior brasileiro, como Santo Ângelo,
no Rio Grande do Sul.
Veja
mais
Opinião
Por que não
existe trem-bala nos Estados Unidos?
Segundo John Spychalski, professor
de Gestão de Cadeia de Suprimentos (SCM), do College of
Business do Estado da Pensilvânia, o governo americano não
vai pagar pelos trens de alta velocidade. Afirma ainda que o serviço
de trens de alta velocidade não vai ser construído
pela iniciativa privada, não mais do que o foi o sistema
de rodovias interestaduais. Argumenta que os Estados Unidos não
teriam o sistema de transporte aéreo desenvolvido ao nível
do que é hoje sem o envolvimento do setor público.
Ver
mais
Política
Uma nova ordem política
A Mesa Diretora da Câmara
dos Deputados vai se reunir para discutir a unificação
das verbas parlamentares, que propõe uma cota de R$ 25
mil a R$ 30 mil para deputados. O valor é a soma de salário,
verba indenizatória e demais benefícios a que os
senhores deputados têm direito. Têm direito por quê?
Perguntaram ao povo se ele concorda com isso?
Veja
mais
Anedotas
Perguntaram ao senador Pedro Simon
como ele vê o ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) assumindo
a Comissão de Infraestrutura do Senado e o presidente da
Comissão de Orçamento sendo indicado pelo senador
Renan Calheiros (PMDB-AL). Respondeu: "Sou obrigado a reconhecer
que, com toda a corrupção que teve de um tempo para
cá, o que encontramos no governo Collor deveríamos
ter enviado para o juizado de pequenas causas".
Ver
mais
Poesia
Sinfonia dos pássaros
Por
Luiz Gonzaga de Andrade Castro, Mariléia-MG
Escondido entre os galhos,
um sabiá na laranjeira canta.
As flores úmidas de orvalho
agradecem aquela canção romântica.
No cantinho da varanda
ouve-se o canto estridente do canário.
O bem-te-vi do alto denuncia
a presença de alguém no meu cenário.
Bate a porteira, passos trôpegos,
um andar cambaleante e raro,
a siriema corre gritando alegre.
Os pássaros então entoam
como em uma orquestra,
uma bela canção em coro.
No meu retiro sinto-me à vontade,
em meio a flores e amores
dedilho poemas e versos,
e para você envio o aroma
das mais variadas flores.
Ver
mais
Reflexão
Aprendendo com os bichos
A águia é a ave que possui a maior longevidade da
espécie. Vive cerca de 70 anos. Mas para chegar a essa
idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma decisão séria
e difícil.
Aos 40 anos ela está com as unhas compridas e flexíveis,
não conseguindo mais agarrar as suas presas para se alimentar.
O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito
estão as asas, envelhecidas e pesadas em função
da grossura das penas, e voar já é muito difícil!
Então, a águia só tem duas alternativas:
morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação
que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar
para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo
a um paredão onde ela não necessite voar.
Após encontrar esse lugar, a águia começa
a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.
Depois de arrancá-lo, espera nascer um novo bico com o
qual vai arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam
a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após
cinco meses sai para o famoso vôo de renovação
para viver então mais 30 anos.
Ver
mais
Participe
do Jornal
dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão
O Jornal dos
Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a
enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões
de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades,
anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer
coisa que possa interessar seus amigos. Escreva para o e-mail:
Se
o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal,
será publicado.
Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem
e a fonte da informação.
Só
recebemos arquivos anexos (GIF ou JPG) com no máximo 500
Kb devido ao grande número de correspondências recebidas.
Diminua o peso por intermédio de um editor gráfico.
Solicitamos
a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as
"flechas", isto é, limpem os textos daquelas
"sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante
para nós na diagramação.
Início
da página
©
Jornal dos Amigos
- Todos os direitos reservados 2000/2009