Beba mais água
Enviado por Elzabeth Bernardo, São Paulo-Capital
Por Renato de Medeiros Silva, médico ortopedista e medicina natural
A água
Você está tomando a quantidade água que deveria todos os dias?
Bebidas à base de cola
Para sua informação
O ingrediente ativo na bebida à base
de cola é o ácido fosfórico. Seu pH é 2.8. Ele
dissolve uma unha em cerca de 4 dias. Ácido fosfórico também
rouba cálcio dos ossos e é o que mais contribui para o aumento
da osteoporose. Há alguns anos, fizeram uma pesquisa na Alemanha para
detectar o porquê do aparecimento de osteoporose em crianças
a partir de 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: excesso de bebida
à base de cola, por falta de orientação dos pais.
Mais um detalhe
A bebida à base de cola Light tem sido
considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores como uma bomba
de efeito retardado, por causa da combinação coca + aspartame,
suspeita de causar lúpus e doenças degenerativas do
sistema nervoso.
Agora que você já tem informações, a pergunta é: No seu dia-a-dia, você prefere um copo de água ou um copo de bebida à base de cola?
Culto ao corpo perfeito leva
a
distúrbios como compulsão e bulimia
Enviado por Paulo sérgio Loredo, São Paulo-Capital
Por Filippo Pedrinola
Fonte: http://noticias.aol.com.br/colunistas/filippo_pedrinola/2005/0006.adp
6 junho, 2005
Os transtornos alimentares representam uma preocupante epidemia que se vem espalhando principalmente em países mais desenvolvidos, atingindo mais freqüentemente adolescentes e adultos jovens.
Os padrões de beleza atuais aliados à rejeição social ao excesso de peso e obesidade, principalmente entre as mulheres, fazem com que as adolescentes sintam uma necessidade incontrolável de ficar muito magras para serem aceitas num mundo em que o sucesso é divulgado através da perfeição estética de top models famosas.É a chamada onda de culto ao corpo, no qual só há espaço para corpos malhados e sarados.
O ato de comer é controlado por inúmeros fatores, incluindo apetite, disponibilidade de alimentos, hábitos familiares e culturais, pressões sociais e tentativas voluntárias de controlá-lo. Por todos esses motivos, vem deixando de ser algo prazeroso em detrimento ao culto da magreza.
Fazer dieta para emagrecer sem levar em conta a saúde é um comportamento amplamente promovido pelas tendências da moda, propaganda, algumas atividades físicas e certas profissões.
Os transtornos alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento patológico ou a obesidade, entre outros problemas de saúde relacionados a essas condições, decorrentes da extrema preocupação com o peso e a imagem corporal.
Apesar da alimentação parecer um ato biologicamente automático, está intimamente relacionada a sentimentos como insegurança, bem-estar, afetividade, eventuais carências e angústias, sem esquecer a relação entre alimentação e experiências sociais, pois a maioria dos eventos sociais envolve bebida e comida. É, portanto, uma forma de comunicação social.
Os principais tipos de transtornos alimentares são a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e o comer compulsivo. Uma das características da anorexia e bulimia é o medo exagerado de engordar e graus variados de deturpação da imagem corporal, sendo que aproximadamente 90% são mulheres. A maioria dos casos costuma ocorrer entre os 14 e 18 anos de idade, mas a incidência vem crescendo de forma preocupante em idades inferiores, atingindo meninas de apenas 12 anos de idade.
ANOREXIA NERVOSA: a perda de peso decorre de um intenso medo de engordar, sendo que a característica mais marcante é a distorção da imagem corporal, ou seja, a pessoa se acha gorda mesmo estando extremamente magra. É comum uma forte sensação de culpa após se alimentar, associada a excesso de exercícios físicos. Na maioria dos casos, ocorrem parada dos ciclos menstruais e alterações psicológicas, como depressão, ansiedade e isolamento social.
COMER COMPULSIVO: também conhecido por 'binge eating disoder', é caracterizado por indivíduos que apresentam episódios de voracidade alimentar (como na bulimia), mas não utilizam métodos purgativos. Na há preocupação excessiva com o peso ou a imagem corporal e são tipicamente obesos, na maioria dos casos. É mais comum em mulheres e ocorre em aproximadamente 30% da população obesa. Esses pacientes referem crises em que dizem não serem capazes de parar de comer e beliscam freqüentemente. Normalmente relatam histórico de inúmeros fracassos na tentativa de emagrecer.
É importante frisar que há tratamentos eficientes para os transtornos alimentares e devem ser iniciados o mais precocemente possível, pois só assim as pessoas que sofrem desses males poderão voltar a sentir prazer em comer
Horários do corpo humano
Enviado por Vitor Buaiz, Vitória-Espírito
Santo
Fonte: Yvan Touitou, cronobiologista da Faculdade de Medicina Pité-Salpêtrière
24 maio, 2005
DESPERTAR
das 7h às 8h
Quem gosta de acordar tarde já começa
o dia em desvantagem. A partir das 6h, o corpo produz um hormônio que
faz acordar, o cortisol. Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge
a concentração máxima.
Essa faixa de horário é ideal para acordar com facilidade e
com o pé direito.
ATENÇÃO: Voltar a dormir é um erro; por volta das 9h00 o corpo começa a produzir endorfinas (analgésicos naturais) que encorajam um sono pesado do qual será difícil sair sem dor de cabeça ou mau-humor.
PRAZER
das 9h às 10h
A hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neuro-transmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado. Por outro lado, também é a hora de marcar uma consulta ao dentista: as endorfinas, que também estão em alta nesse horário, funcionam como anestésicos naturais.
TRABALHO
das 10h às 12h
O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo (que guarda coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido na seqüência) está mais ativa. Depois que as endorfinas presentes entre 9hs e 10hs desaparecem, o organismo atinge a sua velocidade ideal. É o momento certo para refletir, discutir idéias e encontrar inspiração.
DESCANSO
das 13h às 14 h
A moleza que dá depois do almoço não se deve unicamente a digestão, mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco. Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos.
MOVIMENTO
das 15h às 16h
A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato.
RUSH
das 18h às 19h
À partir das 18h00, o organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a atividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico - hora certa de mandar as crianças fazerem a lição de casa, por exemplo.
PILEQUE
das 20h às 21h
Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo de antes do jantar é bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido.
SONO
à partir das 20h...
A melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18h. Mas é às 20hs que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente idéia: o prazer sexual desencadeia a secreção de endorfinas no cérebro, favorecendo o adormecimento.
REGENERAÇÃO
das 21h à 1h
Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Esse hormônio permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.
Música
de fundo em arquivo MID (experimental):
"Chuva na montanha" de Lô Borges
Seqüência Midi: Hiram Lima
Nota para a seqüência Midi: *****
Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão
O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:
Se o conteúdo
estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.
Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte
da informação.
Solicitamos
a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas",
isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do
e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.
www.jornaldosamigos.com.br
Saúde