Retinoblastoma

Referência: TUCCA - Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral
Tel (11) 3057-0131 / Fax (11) 3885-7995
www.tucca.org.br - E-mail: tucca@tucca.org.br

O que é Retinoblastoma?

É um tumor malígno originário de celúlas da retina, que é a membrana do olho sensível à luz. A apresentação mais comum do Retinoblastoma é o reflexo pupilar branco ou o reflexo do olho de gato. O retinoblastoma pode ser congênito ou aparecer durantes os 3 primeiros anos de vida. Pode afetar os dois olhos ou apenas um olho.

Salve muitas vida com apenas um click

Quanto antes o tumor ocular for diagnosticado, maior é a chance de ser curado.

Quando a luz do flash da câmara bate sobre os olhos e reflete o branco na pupila, representa o reflexo da luz sobre a superfície do próprio tumor. Quando notar esse sintoma procure um oftalmologista para realizar os exames necessários e verificação do problema.
 

Foto 1 hora pode ser utilizada

Crianças que apresentaram sintomas (identidade preservada)

 
 
       
 
 

O diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo exame do fundo do olho, em geral complementado pela ultrassonografia ocular e pela tomografia por computador, do olho, órbita e sistema nervoso central.

O tratamento

O tratamento do retinoblastoma depende do seu estágio de evolução. Tumores pequenos, em geral são tratados por laser. Tumores médios são tratados por quimioterapia, braquiterapia e laser. Tumores grandes, geralmente, só podem ser tratados pela remoção do globo ocular. Quando há invasão do sistema nervoso central, ou metástases à distância, usa-se quimioterapia e radioterapia no tratamento. Os resultados são tanto melhores quando menos avançado é o estágio da doença


Música de fundo em arquivo MID (experimental): "Conquest of paradise"

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 28 dezembro, 2004

Saúde