Prevenção de câncer de próstata

Por Roberto Bendia

Apesar da grande incidência e da alta taxa de mortalidade,
o câncer de próstata, se diagnosticado em fase inicial,
apresenta chances de cura de até 80%

Fonte: Texto coordenado pelo Médico Luiz Carlos Gomes Junqueira,
cirurgião geral, médico do trabalho e sites da Internet

O que é

O câncer de próstata é a doença mais diagnosticada no mundo. Representa a segunda causa de óbitos por tumores em se tratando de sexo masculino. Em autópsias realizadas em 100 indivíduos de 40 a 50 anos, quatro deles eram portadores de câncer da próstata, sem nunca terem se queixado de qualquer sintoma. Os indivíduos com idade superior a 40 anos representam parcela significativa de risco, sendo que homens acima de 65 anos representam 80% dos casos diagnosticados.

Essa afecção é mais freqüente e agressiva nos indivíduos que possuem algum parente afetado (pai ou irmão); incide com mais freqüência na raça negra;ocorre em certas áreas do planeta e parece acometer mais indivíduos que consomem dieta rica em gordura.

Doenças mais comuns da próstata

As prostatites e uretrites são comuns em adolescentes e adultos. Já a hipertrofia benigna, odenomas e câncer de próstata são comuns no idoso.

Sintomas mais comuns das doenças da próstata

Cuidado. Geralmente, no momento do diagnóstico inicial, cerca de 70%
dos pacientes com sintomas já estão em estágio avançado
.

Prostatite

É uma infecção que chega à próstata -na maioria das vezes pela uretra-, algum tempo após uma uretrite purulente ou não, podendo advir de um outro foco infeccioso distante. Uma sinusite, por exemplo.

Sintomas

Tumor benigno da próstata

Também conhecido como adenoma de próstata, é a doença que mais incide na próstata. Consiste em um crescimento das glândulas prostáticas e, consequentemente, de toda a próstata. Como a próstata é atravessada pela uretra, esta passa a ser comprimida, dificultadando a passagem da urina.

Sintomas

Tumor maligno da próstata

O câncer de próstata, na sua fase inicial, não apresenta nenhum sintoma. Numa fase adiantada começa a obstruir a urina, como ocorre com o tumor benigno, mas o tratamento curativo já é mais difícil. O tumor maligno da próstata pode estar associado ao tumor benigno, logo, os sintomas podem ser os mesmos. A doença, quando avança, pode espalhar-se pelo corpo, vindo atingir outros órgãos, principalmente os ossos. Uma dor na coluna vertebral num indivíduo na idade de risco pode indicar uma disseminação do tumor. A doença, em seu estágio avançado, pode também atingir costelas, bacia, fêmures etc. Muitas vezes o indivíduo tem uma fratura espontânea do fêmur, sem qualquer trauma, o que poderá ser uma fratura patológica, provocada pela disseminação do tumor.

O que é a próstata

A próstata é uma glândula do genital masculino, de formato semelhante a uma castanha portuguesa, cuja função é produzir parte do líquido seminal (sêmen) que é veículo para os espermatozóides. O desenvolvimento da próstata é estimulado pela testosterona, o hormônio sexual masculino produzido pelos testículos.

Onde se localiza

A próstata está localizada na parte inferior do aparelho urinário (pênis), envolvendo a parte inicial da uretra (canal que leva a urina da bexiga para o meio externo). Ela guarda íntima relação com o reto (órgãos vizinhos), razão pela qual muitas vezes os sintomas relativos às doenças prostáticas são referidos na região do ânus e do reto.

Sistema urinário masculino

Como fazer a prevenção

Em primeiro lugar, consulte um médico especialista. Ele lhe fará perguntas sobre os sintomas urinários, a história de outras doenças, a história familiar de doenças prostáticas e outros dados para melhor avaliação. Será realizado na ocasião o exame da próstata pelo toque retal (é a única forma, pois as radiografias não detectam possíveis anomalias). Outros exames serão requeridos, como o PSA (antígeno prostático específico) no sangue, a ultra-sonografia, a biópsia prostática trans-retal para exame histopatológico nos casos suspeitos.

Níveis máximos de antígeno
prostático específico (PSA) por idade

Faixa etária
Valor máximo de PSA
40-49
2,5
50-59
3,5
60-69
4,5
70 ou mais
6,5

Prevenir é a melhor solução

Apesar da grande incidência e da alta taxa de mortalidade, o câncer de próstata, se diagnosticado em fase inicial, apresenta chances de cura de até 80%, por intermédio de tratamentos radicais como a cirurgia e a radioterapia (consulte seu médico sobre os avanços da medicina). Daí a importância da prevenção para o diagnóstico e o tratamento precoces da doença.


Música de fundo em arquivo MIDI (experimental):
"Comitiva da esperança", de Almir Sater

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos.
Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 28 dezembro, 2004

Saúde