O que é a LER

LER significa Lesão por Esforço Repetitivo. Essa doença é conhecida também como DORT - Distúrbio Ósteomuscular Relacionado ao Trabalho.

A LER ou DORT é uma perturbação neurológica que tem sua origem nas ocupações que desempenham movimentos repetitivos, tais como:

Os médicos podem classificar a doença sob vários ponto de vista, tais como:

Atualmente as doenças ocupacionais afetam a vida de muitos profissionais de todas as classes sociais. Na maioria dos casos o comprometimento físico é levado para vida pessoal e familiar afetando, muitas vezes, de forma irreversível, a vida dessas pessoas. O INSS não reconhece a LER como doença, o que complica mais ainda, pois não são concedidos benefícios. Portanto, previna-se. Um esforço maior causado pela exigência de seu trabalho pode comprometê-lo(a) seriamente para o resto de sua vida.

 

Evitando lesões por esforço repetitivo
Ilustrações enviadas por Inara Cristina, Brasília-DF






 

Sempre que possível procure utilizar móveis ergométricos que tenham certificado reconhecido.

A sua postura é importante. Procure manter o seu corpo ereto perante o visor.

O monitor deve ficar na mesma altura de sua cabeça (figura abaixo). Isso pode ser resolvido com catálogos telefônicos. Mas já existe no mercado equipamento que regula a altura do visor. Consulte a Madeirense, aqui em Belo Horizonte.

 

 

E lembre-se: a cada 45 minutos de digitação descanse 10 fazendo exercícios com as mãos e pulsos. Consulte um especialista para ensinar-lhe os exercícios.

Veja Dicas de Internet


Música de fundo em arquivo MIDI (experimental):
"O trenzinho do caipira", de Heitor Villa Lobo

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 28 dezembro, 2004

Saúde