O
bom baiano
Por Roberto
Bendia
João Gilberto, ou melhor, João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira nasceu em Juazeiro, na Bahia, em 10 de junho de 1931. Ele é a síntese da Bossa Nova: voz e violão. Influenciou sobremaneira outros músicos da MPB como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e até Ney Matogrosso. É considerado o pai da Bossa Nova |
João ganhou um violão aos 14 anos de idade, e nunca mais largou. Nos anos 40, ouvia música na loja de discos, desde Duke Ellington e Tommy Dorsey até Anjos do Inferno, Dorival Caymmi e Dalva de Oliveira. Aos 18 anos foi para Salvador tentar a sorte como cantor de rádio e crooner. Logo depois seguiu para o Rio de Janeiro, onde atuou no conjunto vocal Garotos da Lua. A carreira no grupo durou menos de um ano. Cansados de seu comportamento pouco profissional (atrasos, faltas constantes), os Garotos da Lua demitiram João Gilberto. Vivendo durante a noite, conheceu outros músicos e teve composições gravadas.
Passou vários anos no Rio sem ter uma casa própria, morando sempre "de favor" na casa de amigos, raramente dividindo despesas, dormindo durante todo o dia e tocando violão a noite inteira, mesmo que os donos da casa tivessem que acordar cedo para trabalhar. Além disso, mesmo quando a situação financeira era penosa, recusava-se a fazer gravações comerciais como jingles ou cantar em lugares onde as pessoas falassem durante a apresentação. E também nunca parece ter pensado na possibilidade de arranjar um emprego que não fosse relacionado à música. Depois de famoso, mostrou-se totalmente avesso a entrevistas e simplesmente não apareceu em alguns shows marcados.
Nos anos 50 conheceu a baiana Astrud, que cantava amadoristicamente e freqüentava bares de Bossa Nova, com quem se casou em 1959. Em 1963 foram para os Estados Unidos e lá participaram em 1964 do disco "Getz/Gilberto", com o saxofonista Stan Getz e Tom Jobim. O disco vendeu mais de um milhão de cópias, puxado pela faixa "Garota da Ipanema", que a partir daí se tornaria uma das músicas mais executadas e regravadas do planeta. Astrud estreou como cantora interpretando a versão em inglês de "Garota de Ipanema" (Jobim e Vinicius), que é a sua obra mais conhecida. Astrud separou-se de João Gilberto e continuou nos EUA, como crooner do grupo de Stan Getz e como solista e lançou diversos discos de Bossa Nova e jazz.
Em 1958 gravou, pela Odeon, dois compactos que lançaram seu estilo e inauguraram o movimento Bossa Nova: "Chega de Saudade"/"Bim Bom" em julho, e "Desafinado"/"Oba-la-lá" em novembro. No mesmo ano, tinha acompanhado Elizeth Cardoso em duas faixas do LP "Canção do Amor Demais" ("Chega de Saudade" (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes) e "Outra Vez" (Tom), considerado outro marco inaugural na história da Bossa Nova. As características que mais o notabilizaram foram a maneira de cantar baixinho, saindo radicalmente da tradição dos grandes cantores do rádio, famosos por seus "vozeirões", e a forma de tocar violão, adotando uma batida diferente que desloca o acento da tradicional batida de samba.
São famosas suas interpretações de "Aos Pés da Cruz" (Zé da Zilda/ Marino Pinto), "Samba de uma Nota Só" (Tom Jobim/ Newton Mendonça), "O Barquinho" (Menescal/ Bôscoli), "Samba da Minha Terra" e "Saudade da Bahia" (Dorival Caymmi), "Na Baixa do Sapateiro" (Ary Barroso), "Falsa Baiana" (Geraldo Pereira), "Isaura" (Herivelto Martins/Roberto Roberti), todas recriações que se notabilizam por seu estilo único de interpretar. Desde cedo João Gilberto se fez notar por seus hábitos considerados exóticos ou fora do comum.
É notória a obsessão de João Gilberto com a perfeição técnica em suas gravações e apresentações, desde o compacto de "Chega de Saudade", que levou dias para ser gravado graças às interrupções freqüentes de João, sempre insatisfeito com ruídos ou erros que só ele ouvia. Ganhou vários prêmios Grammy, inclusive o de "Álbum do Ano". João Gilberto viveu nos Estados Unidos de 1962 a 1980, passando dois anos no México. Tornou-se cunhado de Chico Buarque ao casar-se com a cantora Miúcha, com quem tem uma filha, Bebel, também cantora, que vive em Nova York. Durante o período norte-americano, gravou mais de dez discos, participando de várias gravações de outros músicos. De volta ao Brasil, lançou alguns discos, com músicas inéditas e principalmente releituras de outros compositores e até de suas próprias composições. Faz shows esporadicamente e excursiona com freqüência para o Japão, Ásia e Américas.
Lançou em 1999 o CD "João Voz e Violão", produzido por Caetano Veloso, que despertou reações opostas na crítica. No repertório, dez faixas e grandes sucessos, como "Desafinado" (Tom Jobim/ Newton Mendonça), "Eu Vim da Bahia" (Gilberto Gil), "Desde que o Samba É Samba" (Caetano Veloso) e "Chega de Saudade".
Segundo relato de Sérgio Cabral, João Gilberto fez sucesso primeiro nos Estados Unidos. Ele conta que o chefe do departamento de vendas da Odeon em São Paulo, Oswaldo Gurzzoni, convocou os vendedores, colocou o disco na vitrola e apresentou o cantor estreante: "Ouçam a merda que o Rio de Janeiro nos manda". E quebrou o disco em seguida. O sucesso comercial veio dos Estados Unidos com as músicas "Desafinado", "Samba de uma nota só" e "Garota de ipanema" vendidas aos milhões. Tom Jobim falou sobre a influência do jazz na Bossa Nova: "Se há influência, a Bossa Nova influenciou muito mais o jazz do que o jazz influenciou na Bossa Nova". Sérgio Cabral acrescenta: "Influenciou a música norte-americana e mudou a música brasileira".
João Gilberto é visto como uma personalidade difícil, "estremamente chato". Por onde ele passou criou histórias pitorescas. Ninguém entendia como um artista poderia ser tão difícil quanto ele. É conhecida por todos a história do show em que ele dispensou a orquestra e exigiu que se desligasse o ar condicionado. Quem não entendeu chamou-o de maluco ou de chato. Só quem sabe o som que vem da música o compreendeu. Mas com o seu jeito tranqüilo faz questão de ser impecável em seu trabalho.
Conta-se que quando ele foi fazer um show no "Carnegie Hall", em Nova York, negou-se a posar para a "Life", uma revista americana respeitável. Alegou que teria que sair de boca pintada e a família, em Juazeiro, acharia que ele tinha virado "viado". Não dava entrevista para não ser fotografado. Naquela ocasião o cônsul do Brasil em Nova York era Mário Dias Costa e fez-lhe uma visita de cortesia no hotel, antes do show. João queixou-se de que as suas calças do smoking estavam amarrotadas. "Como vou me apresentar assim em público?", disse. Mas ele mesmo não passava porque tinha medo de levar choque. O cônsul então passou a ferro, pessoalmente, as calças do João. Comentou com Roberto Menescal, que estava presente: "É, pra cônsul, tá bom..."
Tom Jobim reclamava bastante: "É impossível trabalhar com João Gilberto. Ele é completamente louco". Como de fato, João chegava a gravar trezentas vezes a mesma partitura como se fosse a coisa mais natural do mundo.
Bem, mas por causa da batida rítmica
diferente de violão que lançou no final da década de
1950, João Gilberto é considerado por muitos como o iniciador
do movimento musical que ficaria conhecido em todo o mundo como Bossa Nova.
Com o êxito mundial da Bossa Nova, João Gilberto transferiu-se, no início da década de 1960, para Nova York, onde se tornou um dos mitos da música popular contemporânea. No final da década de 1980 voltou a morar no Rio de Janeiro.
DISCOGRAFIA
1. Quando Você Recordar/Amar É
Bom (1951, Brasil) Todamerica 5075
Registro: 9 de abril de 1951 (como um membro dos "Garotos da Lua")
78 rpm
2. Anjo Cruel/ Sem Ela (1951, Brasil) Todamerica
3120
Registro: 27 de setembro de 1951 (como um membro dos Garotos da Lua)
78 rpm
3. Quando Ela Sai/Meia Luz (1952, Brasil) Copacabana
096
Registro: agosto de 1952
78 rpm
4. Chega de Saudade/Bim Bom (1958, Brasil)
Odeon 12725/6
Registro: 10 de julho de 1958
78 rpm
5. Desafinado/Hô-bá-lá-lá
(1958, Brasil) Odeon 13059
Registro: novembro de 1958
78 rpm
6. Chega de Saudade (1959, Brasil) Odeon MOFB
3073
Registro: veja apêndice para datas de gravação
Chega de Saudade, Lobo Bobo, Brigas Nunca Mais, Hô-bá-lá-lá,
Saudade Fez um Samba, Maria Ninguém, Desafinado, Rosa Morena, Morena
Boca de Ouro, Bim Bom, Aos da Cruz, É Luxo Só.
7. O Amor, o Sorriso e aFlor (1960, Brasil)
Odeon MOFB 3151
Registro: veja apêndice para datas de gravação
Samba de Uma Nota Só, Doralice, Só em Teus Braços, Trevo
de 4 Folhas, Se É Tarde me Perdoa, Um Abraço no Bonfá;
Meditação, O Pato, Corcovado, Discussão, Amor Certinho,
Outra Vez.
8. João Gilberto (1961, Brasil) Odeon
MOFB 3202
Registro: veja apêndice para datas de gravação
Samba da Minha Terra, O Barquinho, Bolinha de Papel, Saudade da Bahia, Uma
Primeira Vez, O Amor em Paz; Você e Eu, Trem de Ferro, Coisa Mais Linda,
Presente de Natal, Insensatez, Este Seu Olhar.
9. João Gilberto Canta Musicas de Filme
de Carnaval (1962, Brasil) Odeon BWB 1092 (45 rpm "compacto duplo")
Registro: 2 de julho de 1959
O Nosso Amor, Um Felicidade, Manhã de Carnaval, Frevo.
10. Brilhante do Brasil João Gilberto
(1961, EUA) Capitólio T-10280
Registro: veja apêndice para datas de gravação
Samba de Uma Nota Só, Doralice, Só em Teus Braços, Trevo
de 4 Folhas, Se É Tarde Me Perdoa, Um Abraço no Bonfá;
Meditação, O Pato, Corcovado, Discussão, Amor Certinho,
Outra Vez.
11. Chefe da Bossa Nova (1962, os EUA) Atlântico
8070
Registrou: veja apêndice para datas de gravação
Bolinha de Papel, Samba da Minha Terra, Saudade da Bahia, O Barquinho, Uma
Primeira Vez, Amor em Paz; Você e Eu, Insensatez, Trenzinho (Trem de
Ferro), Presente de Natal, Coisa Mais Linda, Este Seu Olhar.
12. Bossa Nova em Corredor de Carnegie (1962,
os EUA) Fidelidade de Áudio 2101
Registro: 21 de novembro de 1962 (viva)
Vários artistas
Outra Vez (só uma canção)
13. O Mundo Morno de João Gilberto (1963,
os EUA) Atlântico 8076
Registro: veja apêndice para datas de gravação
Desafinado, Rosa Morena, Morena Boca de Ouro, Bim Bom, Aos da Cruz, E Luxo
Só; Saudade Fez um Samba, Chega de Saudade, Lobo Bobo, Brigas Nunca
Mais, Hô-Bá-Lá-Lá, Maria Ninguém.
14. Getz/Gilberto (1963, os EUA) Verve 68545
Registro: março,18 -19, 1963
Com Stan Getz e Astrud Gilberto
A Menina de Ipanema, Doralice, Pra Machucar Meu Coração, Desafinado;
Corcovado, Samba de Só Danço, O Grande Amor, Vivo Sonhando.
15. Herbie Mann & João Gilberto
(1965, os EUA) Atlântico 8105
Desafinado, Bolinha de Papel, Maria Ninguém, O Barquinho; Samba da
Minha Terra, Rosa Morena, Bim Bom.
Mais interpretações por Herbie Mann com Jobim e Baden Powell.
Mann não apresenta com Gilberto.
16. Getz/Gilberto vol. 2 (1966, os EUA) Verve
68623
Registro: Carnegie Hall, ao vivo, 9 de outubro de 1964
Com Stan Getz e Astrud Gilberto
Valsa do avô, Hoje à noite eu Devo Dormir com um Sorriso em Minha
Face, Azul do Stan, Aqui sou aquele Dia Chuvoso; Samba da Minha Terra, Rosa
Morena, Um Abraço no Bonfá, Bim Bom, Meditação,
O Pato.
17. João Gilberto en México (1970,
Brasil) Orfeon 12-717
Registro: De Conversa em Conversa, Ela É Carioca, O Sapo, Esperança
Perdida, Canção de Bonde, João Marcelo, Farolito, Astronauta
(Samba da Pergunta), Acapulco, Besame Mucho, Eclipse.
18. João Gilberto (1970, Brasil) Philips
199.055
19. João Gilberto (1973, Brasil) Polydor
2451073 (reeditado 1978, Polyfar 2493 102)
Águas de Março, Undiú, Na do Sapateiro, Avarandado, Falsa
Baiana; Eu Quero um Samba, Eu da Bahia, Isabel (Bebel), É Preciso Perdoar,
Izaura.
20. Melhores de Dois Mundos (1976, os EUA)
PC de Columbia 33703, Melhores de Dois Mundos (1977, Brasil) CBS 137940
Com Stan Getz e Miúcha
Arco-íris duplos, Águas de Março, Lígia, Falsa
Baiana, Retrato em Branco e Preto, Izaura, Eu da Bahia, João Marcelo,
É Preciso Perdoar, Só Uma Daquelas Coisas.
21. Amoroso (1977, os EUA) Warner BS 3053;
(1977, Brasil) WEA 36022
Seja Maravilhoso, Propriedade, Lata de Lata Por Lata Lata, Besame Mucho; Onda,
Caminhos Cruzados, Triste, Zingaro.
22. Gilberto e Jobim (1977, os EUA) Capitólio
T-2160
23. João Gilberto Prado Pereira de Oliveira
(1980, Brasil) WEA 36164
Registro: 1980, ao vivo TV Globo
Menino do Rio, Curare, Retrato em Branco e Preto, Chega de Saudade (com Bebel
Gilberto), Desafinado, O Pato, Eu e uma Brisa, Jou Jou Balangandã (com
Rita Lee), Canta Brasil.
24. Brasil (1981, Brasil) WEA BSK 3613
Com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia
Aquarela do Brasil, Disse Alguém (Tudo de mim), Com de Bahia H, Nenhum
Tabuleiro da Baiana, Milagre, Cordeiro de Nanã
25. João Gilberto Interpreta Tom Jobim
(1985, Brasil) EMI Odeon052 422005
A Felicidade, Desafinado, Insensatez, Este Seu Olhar (ver. 1), Chega de Saudade,
Meditação, Samba de Uma Nota Só, O Nosso Amor, O Amor
em Paz, Só em Teus Braços, Corcovado, Discussão.
26. Meditação (1985, Brasil)
EMI 31C 052 422157
Samba da Minha Terra, Rosa Morena, O Barquinho, O Pato, É Luxo Só,
Meditação, Lobo Bobo; Saudade da Bahia, Morena Boca de Ouro,
Maria Ninguém, Amor Certinho, Bolinha de Papel, Aos da Cruz, Bim Bom.
27. João Gilberto Vive em Montreux (1986,
Brasil) WEA 36215/76 (CD DUPLO)
Registro: 18 de julho de 1985, Montreux Anima Festival, ao vivo
Disco 1: Tim Tim Por Tim Tim, Preconceito, Sem do Rio, Retrato em Branco e
Preto, Com de Pra Que Discutir Madame, Garota de Ipanema, Desafinado, O Pato
Disco 2: Adeus América, Propriedade, Morena Boca de Ouro, A Felicidade,
Sandália de Prata, Aquarela do Brasil
28. João Gilberto Vive em Montreux (1987,
os EUA) Elektra E2-60760 (CD ÚNICO)
Registro: 18 de julho de 1985, Montreux Anima Festival, ao vivo
Sem Compromisso, Menino do Rio, Retrato em Branco e Preto, Pra que Discutir
com Madame, Garota de Ipanema, Adeus América, Propriedade, Morena Boca
de Ouro, A Felicidade, Preconceito, Sandália de Prata, Rosa Morena,
Aquarela do Brasil
29. O Mito (1988, Brasil) EMI 164-79115-1
Chega de Saudade; O Amor, O Sorriso, e a Flor; João Gilberto; Mais
O Nosso Amor/A Felicidade (como uma mescla) e Manhã de Carnaval.
30. O João Gilberto Legendário
(1990, os EUA) CDP Pacífico MUNDIAL 7 93891 2 (CD ÚNICO)
31. João (1991, Brasil) PolyGram 848188-2
(CD ÚNICO)
Registro: maio de 1990
32. João (1991, os EUA) Polydor 848-507
(CD ÚNICO)
Registro: maio de 1990
Eu Realmente Samba (Eu Sambo Mesmo), Continue (Siga), Pequena De rosa (Rosinha),
Malaga, Uma Mulher (Una Mujer), Meu Coração e eu (Eu e Meu Coração),
Você Faz Algo para Mim, Observação Infeliz (Palpite Infeliz),
Ave Maria no Hill (Ave Maria nenhuma Morro), Sampa, Sorrida em Mim (Sorriu
para Mim), eu Desejo que Você Amasse (Que Reste-t-IL de nres Casos).
33. Eu Sei Que Vou Te Amar (1994, Brasil) ÉPICO
789.042/2-476467; (1995, EUA) Sony CDZ-81513/2-476467 (CD ÚNICO)
Registro: 13 de abril de 1994, Teatro de Palácio, São Paulo,
ao vivo
Eu Sei que Vou Te Amar, Desafinado, Você Não Sabe Amar, Fotografia,
Rosa Morena, Lá Vem uma Baiana, Com de Pra Que Discutir Madame, Isto
Aqui o Que É [Sandalia de Prata], Meditação, Da do Pecado,
Guacyra, Se É Por Falta de Adeus, Chega de Saudade, Uma Valsa de Quem
Não Tem Amor, Corcovado, Propriedade, O Amor em Paz, Aos da Cruz
34.João Voz e Violão (2000, Brasil)
Universal/Mercury 73145467132 (CD ÚNICO)
Registro: julho, 1999
Desde que o Samba de Samba É, Você Vai Ver, Eclipse, Não
Vou pra Casa, Desafinado, Eu da Bahia, Coração Vagabundo, Da
do Pecado, Segredo, Chega de Saudade
CD
Personalidade (1990, Brasil) PolyGram 842 292-2
Ela É Carioca, Izaura, Menina de Ipanema, Farolito, Corcovado, De Conversa
Em Conversa, Pra Machucar Meu Coração, Águas de Março,
Esperança Perdida, Doralice.
Apresentação (1989, Brasil) EMI
364792848-2
Chega de Saudade, O Barquinho, Desafinado, Samba da Minha Terra, Vôce
e Eu, O Pato, Lobo Bobo, Samba de Uma Nota Só, Saudade da Bahia, Bolinha
de Papel, Morena Boca de Ouro, Doralice, Insensatez, Corcovado, É Luxo
Só, Meditação.
Desafinado (1992, a Itália) Saludos
Amigos CD62024
Corcovado, Você e Eu, Desafinado, Meditação, Samba de
Uma Nota Só, Chega de Saudade, Rosa Morena, O Pato, Saudade da Bahia,
Manhã de Carnaval, O Amor em Paz, O Barquinho, Insensatez, Coisa Mais
Linda, Samba da Minha Terra, Doralice, Este Seu Olhar, É Luxo Só,
Outra Vez, Discussão.
Anime Raízes: Samba e Bossa Nova (1993,
o EEC) SAAR 56046
Com Stan Getz, Astrud Gilberto
Registro: Carnegie Hall, 9 de outubro de 1964
Corcovado, A Menina de Ipanema, O Pato, Samba da Minha Terra, Bim Bom, Meditação,
Um Abraço no Bonfá, Rosa Morena. (mais Azul do Stan). (Previamente
liberado em Getz/Gilberto v.2). Material também misturado por Astrud
Gilberto e Stan Getz registrou em Café au Vai Ir, 19 de agosto de 1964
(previamente liberado em Getz, Verve V68600)
Getz/Gilberto (1964) Verve P2-10048
Getz/Gilberto v.2 (1966) Verve 314 519 8002
João Gilberto (1973) Verve 837 589-2
João Gilberto en México (1974)
Polygram/Philips 848 426-2
Ela É Carioca (1974) Orfeon 11236
Melhor de Dois Mundos (1976) Columbia CK 33703
Gilberto e Jobim (1977) EMI
Amoroso (1977) / Brasil (1981) Warner 9 45165-2
Brasil (1991, Brasil) WEA 256964-2
Com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia
Aquarela do Brasil, Cordeiro de Nanã, Com de Bahia H, Nenhum Tabuleiro
da Baiana, Milagre, Disse Alguém
O Mito (1992) EMI 370 793891-2
Apêndice - gravações entre 1958 e 1961
1958
Chega de Saudade 7-10-58
Bim Bom 7-10-58
Hô Bá Lá Lá Lá 11-10-58
Desafinado 11-10-58
1959
Brigas, Nunca Mais 1-23-59
Morena Boca de Ouro 1-30-59
Maria Ninguém 1-30-59
Lobo Bobo 2-4-59
Aos Pés da Cruz 2-4-59
É Luxo Só 2-4-59
Saudade Fez um Samba 2-4-59
Rosa Morena 2-4-59
Manhã de Carnaval 7-2-59
O Nosso Amor/A Felicidade 7-2-59
1960
Só Em Teus Braços 3-28-60
Se é Tarde Me Perdoa 3-28-60
Meditação 3-28-60
Corcovado 3-30-60
Discussção 3-30-60
Amor Certinho 4-1-60
Um Abraço no Bonfá 4-1-60
Doralice 4-1-60
Samba de Uma Nota Só 4-4-60
O Pato 4-4-60
Outra Vez 4-5-60
Trevo de 4 Folhas 4-8-60
1961
Bolinha de Papel 3-9-61
Samba da Minha Terra 3-10-61
Saudade da Bahia 3-10-61
Trenzinho (Trem de Ferro) 3-10-61
Presente de Natal 3-11-61
O Barquinho 8-2-61
Insensatez 8-2-61
O Amor em Paz 8-16-61
Coisa Mais Linda 8-16-61
Você e Eu 9-14-61
A Primera Vez 9-22-61
Este Seu Olhar 9-28-61
Jayme Silva e Neuza Teixeira
Introdução: (C6/9)
C6/9 D7/9 O pato vinha cantando alegremente, quém, quém Dm7/9 G6/7 Quando um marreco sorridente pediu C6/9 Pra entrar também no samba, no samba, no samba C6/9 D7/9 O ganso gostou da dupla e fez também quém, quém Dm7/9 G6/7 Olhou pro cisne e disse assim "vem, vem" C6/9 F6/7 C6/9 C7/9 Que o quarteto ficará bem, muito bom, muito bem F7+ Na beira da lagoa foram ensaiar D7/9 G6/7 C6/9 C7/9 Para começar o tico-tico no fubá F7+ Fm6 C7+/E C7/9 A voz do pato era mesmo um desacato F7+ Fm6 C7+/E C7/9 F7+ Jogo de cena com o ganso era mato Fm6 C7+/E D7/9 Mas eu gostei do final quando caíram n'água G6/7 C6/9 E ensaiando o vocal (C6/9 D7/9 Dm7/9 G6/7) quém, quém, quém, quém quém, quém, quém, quém quém, quém, quém, quém _________________________________________________
Crédito da foto na ilustração: Alexandre Tahira/Terra
Show João Gilberto no Tom Brasil, em São Paulo, no dia 2 de agosto de 2002
[Ver mais]
Música
de fundo em arquivo MID (experimental):
"A felicidade",
de Tom Jobim e Vinicius de Morais
Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão
O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:
Se o conteúdo
estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.
Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte
da informação.
Solicitamos
a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas",
isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do
e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.
www.jornaldosamigos.com.br
No tempo da Bossa Nova