Tecle "esc" para desligar o som
______________________________

Este blog destina-se à publicação de fatos da semana e comentários do editor.
Provavelmente contribuições de leitores do Jornal dos Amigos estarão presentes.

Semana de 29 de julho a 6 de agosto

Criação de seis Estados

A informação é de "O Estado de S.Paulo" de 30 de julho. "Estão prontos para votação no Congresso projetos que prevêem a criação de mais seis Estados. Se aprovados, eles vão agravar o inchaço do Legislativo, abrindo 144 cadeiras de deputado estadual, 48 vagas de deputado federal e 18 de senador. Esses projetos de decreto legislativo, que prevêem a realização de plebiscito, foram aprovados nas respectivas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e podem ser inseridos na pauta a qualquer momento".

O contra-argumento do amigo de Recife Didymo Borges, de quem recebemos regularmente seus comentários sobre o noticiário diário, é que embora os novos Estados poderiam nascer na condição de “mais pobres da Federação”, o Estado de Roraima quando saiu de território federal tinha renda per capita dos índios Ianomâmis, que ainda hoje vivem na Idade da Pedra. O que em princípio parece sensato, pesa a informação sobre custos contida na matéria do Estadão. Em minha opinião, as divisões geográficas deveriam ter sido feitas no final do século 19, baseado nos quadrantes formados pelos meridianos e paralelos, semelhante ao que foi feito nos Estados Unidos. Fazer subdisivisões de território hoje causa transtornos para as populações em razão de suas identidades. Salvo melhor juízo...

Gosto do argumento do professor de geografia da USP André Roberto Martin no Estadão: “O argumento de que o tamanho do Estado dificulta a administração está equivocado. Se assim fosse, teríamos de dividir o Brasil em vários países. Basta olhar para a Europa, que está caminhando no sentido de união total”.

Então, o que falta no Brasil são bons gestores, e o que se vê são políticas equivocadas.

Diário da Tarde deixa de circular

O tradicional jornal belo-horizontino "Diário da Tarde deixou de circular. Seus empreendedores resolveram investir no jornaleco a 25 cents chamado "Aqui". Uma pseudo imprensa que finge estar ao lado dos fracos e oprimidos, quando na verdade leva informação pela metade, superficial, colocando nas chamadas de capa belas e atrativas mulheres desnudas. Some-se a isso as demissões que vão significar um duro golpe na já tão frágil imprensa mineira, cada vez pior em seu conteúdo jornalístico e transformada em balcão de negócios pelos interesses políticos. Veja mais sobre o assunto na página Imprensa.

TV de cripta

Entenda-se como cripta a segunda definição do Aurélio: "Nalgumas igrejas, galeria subterrânea em que se enterravam mártires ou se guardavam relíquias!". É o caso de algumas estações de TV trazendo da "cripta" para reprise programas do falecido cômico Ronald Golias. TVS com a "Escolinha do Golias", e TV Band, Bronco. Sai mais barato do que criar novos programas, contratar atores, formar ou dar oportunidades a novos comediantes. Além disso, a falta de imaginação e talentos tornaram os atuais programas humorísticos enfadonhos. A televisão está capenga de bons programas, bons filmes, boas atrações. No jornalismo, o antigo Jornal da Cultura, às 21 horas, era imbatível com a dinâmica de Heródoto Barbeiro e equipe. Hoje, com o mesmo Heródoto -agora solitário- às 22 horas, o noticioso está fraco, sem vida, sem o mesmo embalo de outrora. Veja também uma outra crítica ao comportamento das TVs com a jornalista Carla Marques.

Correndo pela rede

Você sabe o que têm em comum Bill Clinton, Renan Calheiros e Cebolinha?
Todos se complicaram com a tal da Mônica!

A Anac compete o quê mesmo?

Segundo o artigo 8°, inciso XVI, da lei n° 11.182/05, compete a Anac fiscalizar aeronaves civis, seus componentes, equipamentos e serviços de manutenção. Então por que os aviões da TAM voam com defeito? Por que a Lei não é cumprida? Porque no comando da Anac estão apadrinhados políticos, ao invés de profissionais (gostaria de saber o que faz a mulher do charuto, Denise Abreu -com aparência de dama da noite- na diretoria da Anac, além de ganhar seus proventos). E olha que a lei foi sancionada pelo presidente Lula...

O porquê de Renan não largar o osso

A cada semana novas denúncias de conduta inadequada do presidente do senado Renan Calheiros. Segundo a Folha de S.Paulo, em pesquisa a 66 senadores consultados, 24 (36,4%) afirmaram que há indícios graves de quebra de decoro, mas que é preciso aguardar a finalização da perícia da Polícia Federal para selar o destino do senador. Os outros 42 (66,6%) foram categóricos: declararam que não há elementos para perda do mandato. O que é isso? Brincando com nosso poder de voto? O não tão nobre senador segura o cargo em parte pela cumplicidade de seus pares, que têm aval de Lula e cúpula petista. Uma outra parte é revelada pelos super poderes e privilégios pecuniários do cargo. Mas a parte mais importante é o seu sigilo sobre informações que detém...

Cadê estes aposentados?

Os jornais anunciam mais uma temporada de lucro farto dos bancos. Bradesco teve ganho de cerca de 4 bilhões no primeiro trimestre. Isso graças à cobrança de serviços com taxas absurdas e juros indecentes para os créditos em cheques especiais e outros tipos de empréstimos. Além disso, força uma rotatividade de pessoal, como qualquer instituição do ramo. Carreira não existe mais, a não ser no sentido de correria para aprontar serviço valendo por no mínimo o trabalho de três funcionários. Por isso conhecer um aposentado do Bradesco ou do Itaú é uma raridade.

Blog anterior


Música de fundo em arquivo MID (experimental):
"Bbdrag", autoria desconhecida
Nota para a seqüência Midi: *****

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br

 


Belo Horizonte, 7 agosto, 2007

Blog