Tecle "esc" para desligar o som
______________________________

Este blog destina-se à publicação de fatos da semana e comentários do editor.
Provavelmente contribuições de leitores do Jornal dos Amigos estarão presentes.

Semana de 1° a 7 de julho

Papa manda rezar missa em latim

A notícia vem da agência Reuters. "Num decreto divulgado neste sábado (7), o papa Bento 16 autorizou a disseminação da antiga missa em latim e disse aos 1,1 bilhão de católicos em todo o mundo que não há nada a temer em seu aceno de aprovação aos tradicionalistas. Em carta aos bispos, o pontífice rejeitou as críticas internas à Igreja de que sua atitude, há muito esperada, possa dividir os católicos e retroceder das reformas introduzidas nos anos 1960, às quais muitos tradicionalistas se opõem".  
O papa-vento e o Bento
 
Ora, agora já não resta mesmo a menor dúvida de que as chamadas igrejas evangélicas vão crescer. Embora nunca se saiba se elas estão falando o bom português, mas todo mundo entende a pregação.

Crise nos aeroportos

O que a grande imprensa fala. "Os funcionários civis do aeroporto de Cumbica definem em assembléia na próxima terça-feira (10), se a paralisação marcada para o dia seguinte realmente acontecerá, ou se a greve nacional proposta pelo Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) será cancelada por conta do atendimento parcial de exigências deles pelo governo federal. Os trabalhadores querem uma reposição de perdas salariais de quase 34 por cento e reajuste de 8 por cento, entre outras demandas.
Falam ter recebido uma contraproposta negociada na quinta-feira (5), com reajuste de 6 por cento e aumento de 50 por cento na contribuição para o seguro-saúde".

Lembrando: a crise aérea já completou 9 meses, desde a queda do avião da Gol em setembro do ano passado.

Recebi e-mail de H. Moreira em que faz abordagem sobre a frota de aviões comerciais. Desdobrando números:

A Gol só tem 49 aviões Boeing 737-700 de 144 lugares. Opera diariamente em 50 aeroportos no Brasil e da América do Sul.

A TAM Linhas Aéreas tem 100 aviões, sendo 79 modelos da Airbus, 15 A319, 54 A320 e 10 A330. Além desses, opera também 19 F-100 e 2 MD-11.

Ambas empresas já não atendem a demanda. O Moreira só não falou de o acervo perdido da antiga Varig e o que a nova Varig possui de equipamentos. As três juntas operam hoje com 189 aviões. Mas ele deu um dado não menos importante: que o aeroporto de Congonhas há bem pouco tempo recebia 3 milhões de passageiros/ano, agora recebe 17 milhões de passageiros/ano. E ele conclui: está faltando avião! Eu concordo e já desconfiava de que não era só birra dos controladores de vôos e suas máquinas virando sucata.

Além da falta de controladores, de equipamentos modernos e de aviões, ainda pesa a infraestrutura aeroportuária. O Aeroporto de Congonhas já não suporta mais o grande volume de tráfego. Em Belo Horizonte, o Aeroporto da Pampulha só opera linhas regionais ou com aviões de pequeno porte. Todo tráfego pesado foi para Confins, o que é lógico.

Então ponto para o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, que reconhece que não há um plano nacional para o setor aéreo. Acrescenta que a frota deveria contar com mais 72 aviões. A pergunta agora é: Quem faz esse plano, e estão esperando o quê?


Pulsos versus minutos

As operadoras começaram a migrar assinantes em que cobravam pulsos para minutos. Fiz um artigo sobre o assunto e enviei para a maioria cadastrada no Jornal dos Amigos. Falei sobre o aumento descarado bancado pela Anatel na nova modalidade de cobrança, começando pelos finais de semana, que ficou mais caro que o antigo pulso (a tarifa aplicada é dois minutos). Vejo o jornal "Hoje em Dia" do dia 5 (o jornal permite ver matérias antigas) dizendo que a inflação vai baixar por causa da nova modalidade tarifária. Com certeza o jornalista que fez a matéria desconhece como era feita a cobrança por pulsos. Como disse em meu artigo, o que se questiona não é a mudança na forma de aplicar as tarifas, mas os preços majorados.

Velocidade na grande rede

Teste no linque abaixo a velocidade com que você consegue fazer download e upload na Internet. É de graça e você obtém até um relatório de performance. Quem disponibiliza é a Beltrônica. Confira a honestidade de seu provedor. Válido tanto para quem utiliza banda larga ou linha discada.

A vaca de Renan versus o boi de Roris

  Roriz renunciou. Não agüentou a pressão das evidências. Mas e agora, fica por isso mesmo? E a Justiça? E quanto ao senador da República e presidente do Senado Renan Calheiros, até quando será mantido no poder pesando as evidências dos fatos? O nobre senador é ACUSADO de recorrer a um executivo da Construtora Mendes Junior para pagar despesas particulares.
Como cidadão brasileiro eu lhe tiro a procuração para continuar me representando no Congresso até que a Justiça esclareça tudo: desde seu lucro pessoal de 1,9 milhão nos últimos quatro anos, a seu patrimônio de 10 milhões. Não é possível. O dinheiro não pode comprar tudo. Ainda acredito na justiça deste país.

Cristo Redentor eleito uma das sete novas maravilhas do mundo

Foi o terceiro mais votado no universo de 100 milhões de votantes no mundo todo. O movimento ganhou força em 2005 quando a lista era de 200 monumentos e foi reduzida para 77. Novamente a lista foi reduzida, dessa vez para 19 monumentos quando um grupo de arquitetos liderado por um ex-diretor da Unesco utilizou critério de beleza, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetônico.  

Os votos do público começaram a contar a partir de janeiro deste ano. Os dois países que se envolveram mais na campanha foram Brasil e Índia. No Brasil o grupo Bradesco assumiu a campanha (e não o Lula, como quer a ministra do Turismo, Marta Relaxe e Goze). O Jornal dos Amigos apoiou a iniciativa.

A Unesco recusou-se a apoiar o projeto sob a alegação de que seu programa de proteção de patrimônio mundial é baseado em critérios históricos e científicos, incluindo o estabelecimento de diretrizes legais para a preservação dos monumentos, que inclui trabalho permanente para estado de conservação. Desconsidera o fato das pessoas votarem por opinião pessoal por intermédio de computador. A idéia dessa votação foi do milionário suiço Bernard Weber, baseado numa conversa que teve com uma amiga professora que dava aulas sobre as sete maravilhas da antiguidade.

Vencedores por ordem de votação

1. A Grande Muralha da China
2. A cidade helenística de Petra, na Jordânia
3. O Cristo Redentor
4. A cidade inca de Machu Picchu, no Peru
5. A pirâmide de Chichen Itzá, no México
6. O Coliseu, antiga arena de combates em Roma
7. O túmulo do Taj Mahal, na Índia.

O número 7

No dia 7/7/07, o Cristo Redentor foi considerado uma das sete maravilhas do mundo. Nesse dia em o time do Brasil venceu o Chile por 6 a 1 (7 gols).

Blog anterior


Música de fundo em arquivo MID (experimental):
"Bbdrag", autoria desconhecida
Nota para a seqüência Midi: *****

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br

 


Belo Horizonte, 7 julho, 2007

Blog