Transgênicos, o que são

Por Cristina Carneiro

A formação de um organismo vivo é feita a partir de uma "receita" que define as características desse organismo. Essa "receita" é chamada de genoma e é formada por genes. O que faz uma banana ser diferente de um peixe, de um gato ou de um ser humano é essa "receita", ou seja: o genoma que ela possue.

Existem vários tipos de banana: nanica, ouro, prata etc. Essas variedades de bananas têm quase todo o genoma igual. Poucos genes variam, e é por isso que as bananas são parecidas, mas não são todas iguais.


A variedade genética é fundamental para a viabilidade de cada espécie, já que resulta em indivíduos diferentes entre si, com capacidades distintas de adaptação ao meio.

A espécie biológica

Espécies são grupos de populações naturais que trocam genes entre si e que se encontram reprodutivamente isolados em outras populações.

O genoma pode ser alterado. Existem meios naturais e artificiais de alterá-lo.

O cruzamento de um tipo de banana com outro, quer ocorra naturalmente ou artificialmente, criará um Organismo Geneticamente Modificado ou OGM .

Organismos Geneticamente Modificados são organismos que tiveram o seu genoma alterado. OGMs podem ser NATURAIS ou ARTIFICIAIS.

Da mesma forma, existem vários tipos de gatos: angorá, siamês etc. Essas variedades de gatos têm quase todo o genoma igual. Poucos genes variam, e é por isso que os gatos são parecidos, mas não são todos iguais.


Aqui também, cruzando um tipo com outro, estaremos fazendo alterações em seu genoma e produzindo novas variedades de gatos. Estas novas variedades também serão OGMs.

As características das novas variedades, podem ser passadas hereditariamente para os descendentes pela reprodução, sexuada ou assexuada.

Tirando partido desse fato, os seres humanos foram selecionando, durante milênios, as plantas e animais que se distingüiam pela sua qualidade e rendimentos produtivos elevados.

Fizeram-no ao longo de gerações sucessivas, encaminhando as espécies na direção desejada. Assim foi possível transformar plantas e animais selvagens nas culturas e criações que temos hoje.

Ainda que exista uma enorme variabilidade de organismos em cada espécie, a Natureza traça limites. Uma banana pode cruzar-se com outro tipo de banana mas nunca com um gato. O genoma da banana é diferente do genoma do gato. Muitos genes variam, por isso uma banana e um gato não se parecem. Eles são de ESPÉCIES diferentes.

POR MEIOS NATURAIS, NÃO É POSSÍVEL cruzarmos uma banana com um gato e obtermos um OGM do tipo "Gatonana" ou "Banagato".

Mesmo entre espécies muito próximas é praticamente impossível que o CRUZAMENTO NATURAL aconteça com sucesso. Por exemplo: um cavalo pode acasalar com uma jumenta, mas o burro (ou a mula) resultante deste cruzamento é estéril.

Estas fronteiras naturais são essenciais para a integridade das espécies.

A transferência de um ou poucos genes (ou apenas parte de um gene) do gato para a banana pode não alterar o aspecto visual da banana geneticamente modificada e você não saberá que ela é um OGM transgênico.

ORGANISMOS TRANSGÊNICOS são Organismos Geneticamente Modificados, MAS eles possuem genes transferidos de outras ESPÉCIES.

ORGANISMOS TRANSGÊNICOS são sempre ARTIFICIAIS (criados em laboratório). Sem a interferência do ser humano eles não existiriam

TRANSGÊNICOS são Organismos Geneticamente Modificados, mas têm genes de ESPÉCIES DIFERENTES.


TRANSGÊNICOS são sempre ARTIFICIAIS

Pela transgenia você poderá comer uma banana com genes de bactéria, de lesma, rato, gambá ou até mesmo de um ser humano.

Os mecanismos que regulam os genes ainda não são completamente conhecidos. Um gene estranho (ou parte dele), poderá interferir na atividade celular normal e provocar efeitos imprevisíveis.

Além disso, TODAS AS TÉCNICAS que foram usadas para inserir genes estranhos nos alimentos transgênicos atuais são técnicas rústicas, imprecisas e dependem do acaso. Muitos riscos à saude também advêm dessas técnicas.

Assim, mesmo um organismo genéticamente modificado, QUE NÃO SEJA TRANSGÊNICO, mas que tenha tido seu MATERIAL GENÉTICO ALTERADO por meios ARTIFICIAIS, apresenta os mesmos riscos que um organismo transgênico.


Música de fundo em arquivo MIDI (experimental):
"Allegro", de Mozar
Nota para a seqüência MIDI: *****

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos.
Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 1º de janeiro de 2003

Artigos Verde