|
|
Continuação "Monopólio dos meios de comunicação"
AND - E sobre a administração PT, em relação ao monopólio das comunicações?
- A sociedade aceita que os seus representantes façam as mudanças. Ou seja, a hipocrisia da classe dominante e da classe média tolera que seu representante, Collor, promova a mudança. Mas não o pé-rapado. Se um pé-rapado como o Lula fizer, derrubam ele. E como ele sabe que derruba, o que ele fez? Ele lutou para chegar no poder. Agora ele é simplesmente uma marionete do sistema americano. A primeira pessoa que ele foi tomar benção foi o Bush. Hoje o Brasil é um modelo mundial de uma nação serva, subserviente, submissa aos interesses do FMI. Nós fazemos tudo exatamente conforme manda o FMI. O Lula jamais fará qualquer reforma profunda no país. O próprio Figueiredo teve a coragem de dizer que a CIA mandava no Brasil. Declarou: "Eu não posso fazer nada, porque se eu fizer a CIA me derruba". Está na Veja, na Istoé, no Globo, tudo que era jornal da época. Ele declarou isso. Se você quiser saber mais sobre a CIA, pesquise o governo Figueiredo. Procura sobre Figueiredo, você vai encontrar não só isso, como uma série de coisas que ele não podia fazer.
AND - Como que esse dinheiro chega na mídia?
- Anúncio! Existe convênio com a Fundação Roberto Marinho, anúncio na Rede Globo. O Sebrae anuncia... Você já ouviu alguém dizer: "O Sebrae anuncia no Jornal Nacional, às 8 horas da noite e paga R$ 5 milhões por semana"? A troco de quê? O Sebrae mantém um jornal no domingo na Globo a troco de quê? É dinheiro do povo. Puxa, os anúncios de Caixa Econômica vieram de quem? Banco do Brasil, Petrobrás?
AND - E quais os reflexos disso?
- Por exemplo, sobre a questão do Oriente Médio. A Globo se refere ao "representante da Autoridade Palestina". Não é presidente. Porque isso faz parte da hipocrisia da informação. Isso faz parte do subliminar. É para ninguém jamais enxergar o representante do mundo árabe ou do povo palestino como presidente. Ele é o representante da Autoridade. Ele não é nem a autoridade. Existe coisa pior que a Globo mostrar receita de morte e justificar como e porque os judeus podiam e deveriam matar o representante da Autoridade Palestina? Eles anunciaram prêmio de morte: "Olha, tem tanto para matar fulano"!!! O USA montou um baralho para as figuras serem capturadas com prêmio. E o Brasil anunciou isso tranquilamente. Pergunta por que a Globo se refere aos campos de concentração judaicos como território ocupado? Por que chama Guantánamo de base americana, se aquilo é uma prisão de árabe? Todos os árabes presos no Oriente Médio estão lá. Se você for pegar nos dias atuais, é só ver quem são os heróis e os vilões americanos. Bin Laden é vilão? É! Virou a partir de quando? Antes ou depois do Afeganistão? Noriega é vilão? Ou mocinho? Antes ou depois da prisão dele por se rebelar contra o golpe e a dominação americana? Não houve pedaço do mundo onde as patas do USA não estiveram presentes. Na América do Sul: Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Bolívia. Se você for pegar as Américas todas, a Europa, a Ásia, não tem lugar, não existe. Então, é um esquema de dominação terrível.
AND - Essa administração petista está disposta a...
- Não é questão de estar disposta. Ele não vai fazer porque nem mesmo tem peito de dizer como o Figueiredo: "Olha, a CIA não deixa". Então, esse também finge que governa e a gente finge que acredita.
AND - Você lembra da história de que o Luiz Inácio, com imagem feita pelo monopólio de imprensa, era pau-mandado do Golbery?
- Ué! Quer coisa pior que as greves armadas pelos patrões e que ele participava disso? Que era com ele que as coisas eram armadas? Os patrões queriam aumentar os preços, então "Pô, vamos montar uma greve". Aí, eles montavam a greve, davam 10% de aumento e aumentavam em 20% o preço do produto. A greve era feita pelos patrões, de acordo com o sindicato. O sindicato teve conquista? Teve. O sindicato é importante? É. Eu me iludi, eu cobrei, durante muito tempo.
AND - Como que é o nível da relação da Globo com o Ministério das Comunicações, de uma forma geral?
- Se você olhar meu livro, desde 1964 a Globo nomeia, comanda e controla dois ministérios: o Ministério das Comunicações e o da Educação. Por quê? O Ministério das Comunicações pra poder obter as vantagens das concessões de novos canais e controlar a concessão dos canais que vão para terceiros, impedindo que canais parem nas mãos de adversários políticos da Globo.
AND - A repórter Cristina Guimarães, ex-funcionária da TV Globo, disse que uma das principais razões para a queda do Collor foi o fato de ele ter trocado o ministro das Comunicações, desagradando o Roberto Marinho.
- Não necessariamente. Isso foi uma das coisas, mas o principal motivo foi o Roberto Marinho descobrir que o Collor tinha armado um esquema de comunicação maior que a Globo para ele.
AND - Ele ia comprar a CNT, né?
- A partir da Gazeta de Alagoas - que seria o jornal O Globo - e da TV que ele tem lá, ele iria montar uma cabeça de rede em São Paulo e outra no Rio e esparramar pelo Brasil inteiro. Ia ter uma rede maior e mais poderosa que a Globo. Quando o Roberto Marinho descobriu... Acabou. Não esqueça que quem comandava a TV Globo São Paulo chamava-se Leopoldo Collor de Melo, irmão mais velho do Collor.
AND - E o episódio dos caras-pintadas?
- Nunca existiram caras-pintadas. Os estudantes foram às ruas para pleitear ingressos de meia-entrada junto ao, na época, vereador Édson Santos. E aí, com aquele bando de alunos na rua, foi dado tinta verde e amarela para eles se pintarem. E a Globo tirou uma fotografia fechadinha de uns 10, 15 caras, que pareciam uma multidão. Não tinha nenhuma foto de campo aberto. No Jornal Nacional aquilo foi repicado como se fossem milhões de pessoas. Estudante dando declaração, isso, aquilo... E a Globo montou os caras-pintadas. O simplório Collor pediu para todo mundo vestir amarelo e aí vestiram preto no dia seguinte por conta do que a Globo montou e inventou a partir de um protesto de meia-entrada dos estudantes. Essa história você jamais vai ver contada em qualquer meio de comunicação.
AND - Quem liderou essa campanha para todo mundo se vestir de preto?
- O Collor pediu pra todo mundo se vestir de amarelo. A Globo sugestionou para que fosse feito ao contrário e mostrou os caras-pintadas que não tinham nada a ver. Era um bando de estudante que estava na rua pedindo ingresso de meia-entrada. E aí inventaram o rei dos caras-pintadas, um "Xuxo", que saiu no programa da Xuxa, em todos os meios de comunicação, o Lindbergh Farias, começou a dar explicação. O cara que era um presidente que ninguém conhecia de um sindicato que não tinha mais nenhuma atuação e viu a possibilidade de se transformar num líder político e, principalmente, num deputado federal com uma votação expressiva como realmente ele teve, ele embarcou naquela canoa. Foi a salvação da vida dele.
AND - A Globo, então, disse que aqueles caras estavam pedindo impeachment?
- É...Foi uma Diretas-Já às avessas, ao contrário...
AND - E qual foi a participação do Ministério das Comunicações nisso?
- Ele é apenas um desdobramento disso
tudo. Mas o ministério não foi nem de perto o motivo principal.
O motivo principal foi o corte que o Collor fez nas verbas de comunicação,
porque a Globo vive de dinheiro do governo. A Globo é a maior "estatal"
do Brasil. Mais de 80% da verba da Globo vem do governo. Caixa Econômica,
Banco do Brasil, Petrobrás, Exército, Marinha, Aeronáutica...
Música
de fundo em arquivo MIDI (experimental):
"Delibes pizzicato"
Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão
O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:
Se o conteúdo
estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.
Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte
da informação.
Solicitamos
a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas",
isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do
e-mail. Isso facilita bastante para nós na edição.
www.jornaldosamigos.com.br
Depoimento