O muro americano

Pesquisa do tema "emigração" por Isolda Harris, Dallas-Texas

Reportagem realizada em 1997 pela "Oficina da Informação"
Reportagem e fotos: Carlos Alberto de Azevedo
Editor: Raimundo Rodrigues Pereira
Reedição de textos e tratamento de imagens: Roberto Bendia

  Por Carlos Alberto de Azevedo, prêmio Esso de jornalismo em 1961, redator do jornal católico "Brasil Urgente" em 1963, logo depois redator de "O Cruzeiro". A seguir, foi um dos repórteres-redatores da histórica equipe da revista Realidade. Escreveu, com mais alguns companheiros na clandestinidade, "O Livro Legro da Ditadura Militar", precursor do "Tortura Nunca Mais".
Realizou a série antológica de nove reportagens para a TV Globo, no Globo Rural, que descreve a viagem de uma boiada pelo Pantanal do Mato Grosso

O mapa do muro

A fronteira entre os Estados Unidos e o México é uma extensa linha de 3.140 quilômetros que cruza a América do Norte, de Oeste para Sudeste, desde a Califórnia, no Oceano Pacífico, até o sul do Texas, no Golfo do México. Equivale à distância entre São Paulo e Belém do Pará. Uma parte dela se estende por uma linha reta de 1.123 quilômetros traçada através do deserto de cactos e areia.
 
A outra parte acompanha o leito do Rio Grande (para os mexicanos, Rio Bravo del Norte) por 2.018 quilômetros.

 
 

Os primeiros metros do muro estão enterrados na areia da praia de Tijuana no Oceano Pacífico e separa essa cidade mexicana da Baja California, de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos. É uma armação de 8 metros de altura, de barras verticais de cimento e aço, vazadas, que começa além da arrebentação, 150 metros mar adentro. Atravessa toda a praia e continua por uma colina acima, agora convertida
numa cerca de ferro enferrujado, mais baixa e que se estende continuamente por 24 quilômetros para Leste, até às montanhas vizinhas. A partir daí, a linha de fronteira segue por 200 quilômetros através do deserto, definida por marcos de pedra instalados pelos norte-americanos. O muro de ferro reaparece nas vizinhanças de Caléxico (EUA) e Mexicali. Em seguida, a fronteira ruma para o Sul por 38 quilômetros acompanhando o rio Colorado.  

  Depois, volta ao rumo Sudeste, numa linha reta de 200 quilômetros pelo deserto do Arizona, ou de Sonora, conforme o chamam no México, até as vilas fronteiriças de Lukeville e Sonoita. Aqui o muro é um alambrado alto de metal. Mais 250 quilômetros de linha reta e chega-se a Nogales. Aqui o muro reaparece reforçado. A mesma cerca de chapas de ferro, agora fortemente soldada ao chão por
uma base de cimento. Empontos estratégicos, postes com luzes, câmeras de TV e sensores.

Uma inflexão para Leste e mais 150 quilômetros até Douglas e Água Prieta. Nesse lugar, o muro está em construção. Arizona e Sonora ficaram para trás, a fronteira já corre entre Novo México e o Estado mexicano de Chihuahua.
Mais 350 quilômetros até El Paso e Ciudad Juárez, portão de entrada do Texas. Nesse ponto, a fronteira se encontra com o Rio Grande, que passa a ser a linha de limites. Canalizado, o rio corre entre rampas de cimento separando as duas cidades. O muro reaparece na forma de alambrado implantado na margem do rio ao longo das cidades e arredores. Adiante a fronteira é demarcada pelo rio.
 
Seu rumo desvia-se acentuadamente para o Sul. Segue por 550 quilômetros através de uma região pouco habitada. A passagem de fronteira nesse trecho fica nas
cidades
de Presídio e Ojinaga, separadas pelo rio e marcos de pedra. A seguir, continuando no rumo sul, a fronteira passa ao lado de uma região selvagem, uma reserva florestal, o Parque Nacional de Big Bend.

O Rio Grande corre então por entre canyons escavados nas rochas da Sierra Madre Oriental e seu curso forma um cotovelo, voltando-se para o rumo Nordeste. Depois faz uma flexão para o Leste e para o Sudeste, chegando a Del Rio e Ciudad Acuña cerca de 600 quilômetros depois. Além do rio separando essas cidades, só há um alambrado nas proximidades da Alfândega.

 

Mais 150 quilômetros para Sudeste e a linha de fronteira chega a Eagle Pass e Piedras Negras, onde só o rio separa os dois lados. Daqui para o Sul, intensifica-se a vigilância da polícia de fronteira.

Outros 200 quilômetros e a fronteira alcança Laredo, Texas e Nuevo Laredo, no Estado de Nuevo Leon. O muro reaparece na área urbana.

O Rio Grande segue seu curso por 250 quilômetros até McAllen, Texas, e Reynosa, no Estado de Tamaulipas. O muro está presente na área urbana.

Os últimos 100 quilômetros da fronteira se desenvolvem no estuário do Rio Grande em sua chegada ao Golfo do México, nas cidades de Brownsville e Matamoros. O rio se espalha em canais, baías e restingas e a linha de fronteira fica menos precisa, porém, intensamente policiada.
 

[Ver mais]


Música de fundo em arquivo MIDI (experimental):
"Sanfona", de Egberto Gismonte. Seqüêencia em MIDI: Egberto Gismonte

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos,
fotos ou ilustrações com
sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas,
receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos.
Escreva para o e-mail:

cartas@jornaldosamigos.com.br.

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na edição.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 15 de novembro de 2003

Depoimento