Cozinha Mineira

Maria Stella Libânio Christ lançou em 1982 o livro "Fogão de Lenha, 300 anos de cozinha mineira", da editora Vozes, com prefácio do então governador de Minas, Aureliano Chaves. É riquíssima a abordagem da gastronomia mineira e nas coisas de Minas. Basicamente a publicação aborda os costumes do interior. Descrevemos abaixo para você apenas uma pequena amostra de seu conteúdo.

Costumes e preferências

O café

O costume mineiro é fazer cinco refeições por dia. Só café, coletivamente o mineiro toma três. O primeiro é simples e bem cedinho, acompanhado de pão com manteiga ou broa de fubá. No meio da tarde, o segundo café se acompanha de bolo, rosca, biscoitos e queijo fresco. Antes de dormir, café reforçado com quitandas (explicação mais adiante).

Os homens preferem café grosso, forte, com pouco açúcar.
Crianças e mulheres tomam café ralo, água-de-batata, quase só adoçado.
No interior, a rapadura ainda substitui o açúcar para adoçá-lo.

O almoço

O almoço é cedo, antes do meio dia. Arroz, feijão, carne, angu, legumes e verduras. De sobremesa: Goiabada com queijo ou doce de leite.

O jantar

É servido pouco antes das sete da noite: sopa de entrada, e repete-se o trivial do almoço. O pão é pouco usado no almoço ou no jantar, embora seja o companheiro fiel do café da manhã e à tarde. Sem falar nas broas e biscoitos.

Pratos típicos

Os estrangeiros ficam de água na boca depois de saboreá-los.

Quitanda, o que é

É tudo quanto é servido com café, exceto o pão, tais como: bolos, roscas, fatias (a iguaria é partida em fatias), biscoitos, sequilhos (bolinho seco e farináceo, feito, em geral, de polvilho de araruta), broas, sonhos e muito mais. Na mesa também podem ser encontrados o biju, as farinhas de milho e mandioca, o queijo, o requeijão, pastéis de fubá e trigo. Não pode faltar o pão de queijo. Nos doces e quitutes entra todo um calendário de outono ou primavera.

Preferências do mineiro

A carne preferida do mineiro é a de porco, principalmente o lombo gordo e a linguiça. Toucinho dá aquele gosto no feijão.

Peixe de água doce é freqüente na mesa mineira: Surubim, Dourado, Mandi, Lambari, Bagre e, vez por outra Piracanjuba. O Dourado é o campeão dos rios, carne saborosa, apesar das espinhas miúdas. É o prato preferido, acompanhado de pirão enfeitado com ovos cozidos.

As verduras mais frequentes são: couve, ora-pro-nóbis, mostarda, borragem, taioba, grelo de abóbora, broto de samambaia e alface.

Os legumes são: cará, inhame, jiló, abóboras variadas, palmito, chuchu, mandioca, batata e vagem.


Receitas para quitanda

Biscoito de queijo

Açúcar 1 xícara (chá)
Banha 1 colher (sopa)
Farinha de trigo 2 xícaras (chá)
Fermento em pó 2 colheres (chá)
Maisena 1 xícara (chá)
Manteiga 1 colher (sopa)
Ovos 2
Queijo ralado 1 xícara (chá)
Sal 1 colherinha (café)

Misturar os ingredientes e ir amassando bem. Enrolar o biscoito em argolas. Tabuleiro untado. Assar em forno quente.

Bolo de fubá cozido

Açúcar 2-1/2 xícaras (chá)
Água 5 copos
Erva-doce 1 colher (sobremesa)
Fubá mimoso 2-1/2 xícaras (chá)
Leite 1 xícara (chá)
Manteiga 100 gramas
Ovos 4 a 5
Sal 1 colher (sobremesa)

Derreter a manteiga. Juntar ao fubá, ao sal e à agua. Levar ao fogo e cozinhar, mexendo, até formar um angu. Esfriar um pouco. Bater ligeiramente os ovos e juntar o leite. Misturar tudo bem. Colocar num tabuleiro untado e assar até corar. Depois de frio, cortar em quadrados.

Bolo de mandioca da vovó

Açúcar 2 xícaras (chá)
Coco ralado 1
Leite 2 xícaras (chá)
Mandioca crua ralada 1/2 kg
Manteiga 1 colher (sopa)
Ovos 4
Sal 1/2 colherinha (café)

Separar e bater as claras em neve, juntando depois pouco a pouco as gemas. Batendo sempre, adicionar os demais ingredientes. Pôr em fôrma untada e polvilhada com açúcar. Assar em forno quente.

Fatias de amor

Açúcar 2 xícaras (chá)
Amendoim torrado e moído 3 xícaras (chá)
Canela em pó 1 colherinha (café)
Fermento em pó 1 colher (chá)
Fubá mimoso 3 xícaras (chá)
Leite 2 xícaras (chá)
Manteiga 3 colheres (sopa)
Ovos (gemas) 8

Bater bem as gemas com o açúcar. Juntar os demais ingredientes, mexendo sempre. Pôr em tabuleiro untado e assar em fogo brando. Cortar em fatias.

Fatias deliciosas

Para as fatias

Açúcar 250 gramas
Farinha de trigo 250 gramas
Fermento em pó 1 colher (chá)
Manteiga 1 colher cheia (sopa)
Ovos 6

Para o glacê

Açúcar 4 colheres
Chocolate em pó 1 colher (sopa)
Claras de ovos 2

Fatias - Bater as claras em neve. Juntar as gemas e manteiga. Acrescentar aos poucos a farinha, o açúcar e o fermento. Espalhar num tabuleiro untado. Assar em forno quente.

Glacê - Bater as claras em neve. Acrecentar o açúcar e o chocolate, mexendo bem. Recobrir as fatias com o glacê, levando ligeiramente ao forno para secar, cortando depois as fatias.

Pãezinhos Itabira

Açúcar 1 prato raso
Água Morna 1 copo
Banha 1 colher (sopa)
Batatas cozidas e espremidas 1/2 Kg
Farinha de trigo 1 - 1/2 Kg
Fermento em pó 100 gramas
Manteiga 1 colher (sopa)
Ovos 5
Sal 1 colher (chá)

Desmanchar o fermento em um copo de água morna e misturar com a farinha até formar um mingau grosso. Deixar crescer. Misturar então os demais ingredientes, amassando bem. Enrolar os pãezinhos, deixar crescer. Pôr em tabuleiros untados e levar ao forno e assar.

Pãezinhos de batata

Ingredientes I

Açúcar 2 colheres (sopa)
Batatas cozidas e espremidas 250 gramas
Farinha de trigo 1 colher (sopa)
Leite 1 copo
Levedo de cerveja 2 tabletes

Ingredientes II

Açúcar 14 colheres (sopa)
Banha 2 colheres (sopa)
Leite 1 copo
Manteiga 2 colheres (sopa)
Ovos 5
Sal 1 colher (sopa)

Misturar tudo (os ovos batidos como para pão-de-ló). Adicionar depois farinha de trigo o bastante para dar consistência para enrolar. Fazer em bolinhas, deixando-as crescer mais um pouco. Pôr um tabuleiro untado e levar a forno quente para assar.

Pão-de-queijo especial

Leite quanto necessário
Manteiga 2 colheres (sopa)
Ovos 3
Polvilho azedo 1 prato fundo
Queijo ralado 1 prato fundo
sal a gosto

Esfarinhar o polvilho com as mãos, juntando depois manteiga, ovos, sal, queijo e ir adcionando leite que for preciso para formar massa consistente e mole. Enrolar em bolinhas e pôr em tabuleiro untado. Assar em forno quente. Se sobrar, guarde em lata fechada para consumo no dia seguinte.

Sequilhos Mariana

Açúcar 6 colheres (sopa)
Araruta 1 prato fundo
Coco ralado 1
Ovos 1 a 2
Manteiga 6 colheres (sopa)

Misturar todos o ingredientes. Se a massa ficar mole, adicionar mais araruta. Se ficar dura, adicionar mais um ovo. Amassar bem e enrolar em bolinhas, ou abrir no rolo, enrolar em cordão, e cortar em toquinhos. Pôr em tabuleiro untado. Assar em forno quente.

Ver mais Gastronomia


Música de fundo em arquivo MIDI (experimental):
"Vagamente", de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli

Participe do Jornal dos Amigos, cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar os seus amigos. Escreva para o e-mail:

cartas@jornaldosamigos.com.br.

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na edição.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 16 de outubro de 2003

Gastronomia