Primeira página

Como atrair leitores

Dedicado aos colaboradores do Jornal dos Amigos

Por Roberto Bendia, editor do Jornal dos Amigos
19 abril, 2004

O tempo está cada vez mais curto, todo mundo sabe. E o grande desafio do editor é atrair e manter público cativo para seu informativo. Se for na Internet, os textos não devem ser longos, mas sempre curtos e objetivos. É muito cansativo ler um grande texto na tela. Se for longo demais, a opção é dar facilidades para impressão e leitura posterior.

Mas nosso objetivo com esta matéria é incentivar leitores a escreverem para o
Jornal dos Amigos
um bom texto que atraia leitores. Dada minha experiência de quase cinco anos como editor do Jornal dos Amigos (a primeira edição foi em junho de 2000), vou passar para você os macetes de como tornar seu texto atraente.

Em primeiro lugar, instale um dicionário eletrônico em seu computador. Aconselho o Aurélio que é mais abrangente. Nada contra o Michaelis que vem com um dicionário inglês-português. Se possível tenha os dois, mas tenha também o rigor para o bom português. Mas lembre-se: dicionários apenas ensinam a escrita correta das palavras. Não adianta ter boas idéias e transmitir (escrever) de forma errada. Uma vírgula ou um ponto em local inadequado pode mudar totalmente o sentido da frase.

Compreenda como prática corrente o seguinte: tudo na vida tem começo, meio e fim. Assim também é um texto. Faça um plano sobre o tema que você quer desenvolver. O tema central nós vamos chamar de árvore. Mais adiante eu explico como você pode usar essa árvore. Em cima do tema central, faça resumo com palavras-chave do que é importante abordar.

Procure o possível perfil de seu leitor, tais como atitudes, valores e comportamento, o que daria um indicativo para interesse no que você tem a dizer. Isso você pode aferir pelo veículo que você escolhe para publicação.

Bem, se seu objetivo é seduzir o leitor para seu texto, então anote o seguinte:

Traduza a linguagem técnica

Você pode ser um especialista. Seu leitor, não. Traduza os termos técnicos. Você até pode usar termo técnico, mas coloque entre parêntesis seu significado.

Evite jargão

Tem a ver com o item anterior. Com o tempo o uso de jargão para o especialista é linguagem corrente. Evite-o.

Evite gerundismo

É muito comum as pessoas dizerem "vou estar passando" ou coisas do gênero.
É terrível!!! O adequado é "eu vou passar".

O entendimento do leitor

Temos a tendência de escrever achando que os outros vão entender. Após a conclusão do texto, leia e releia. Pergunte para si se a compreensão é muito difícil ou obscura do ponto de vista do leitor. Se você ainda não tem prática de fazer textos ou não tem segurança, dê para uma pessoa ler. Faça perguntas sobre o que você quer que fique entendido. A grande vantagem de outra pessoa ler nossos textos antes de publicados é que pode ser detectado erro de enfoque ou a idéia do texto original ganhar novos sentidos.

Crônicas

Se você vai fazer uma crônica em que há personagens, apresente-os de maneira adequada para que não surjam do nada. Faça citações curtas. O verbo dizer corre o risco de ser utilizado muitas vezes -"diz fulano de tal"- e então o texto fica monótono. O macete é utilizar lista de sinônimos. Mas cuidado quanto aos significados para não errar no sentido dos termos.

Pieguice

Seu texto pode revelar emoção que aproxima do leitor. Mas cuidado para não ser piegas (ridiculamente sentimental).

Investigação do fato

Se você vai escrever sobre algum fato ocorrido, consulte sobre as notícias pertinentes em pelo menos três jornais da grande Imprensa. A Internet também facilita a investigação por intermédio dos portais de procura utilizando palavra-chave.

Texto circular

É a fórmula mágica do bom texto. É o que tem abertura com os considerandos, o desenrolar dos fatos e um bom fechamento que remete à abertura. Se você se enquadra nessa fórmula, seus leitores vão querer mais de você.

O plano do macaco

Lembra que eu falei sobre o tema central você chamar de árvore? É porque você pode dar uma de macaco para elaborar um texto longo. Nesse caso você prepara um roteiro para desenvolver o tema. Vai servir para organizar as informações, seu raciocínio e facilitar as passagens. É aí que entra o macaco, que desce da árvore, se agarrando sempre em algum galho (fato), com um braço aqui, um pé ali, sem perder contato com a árvore (tema central). Isso fascina o leitor que não deixará seu texto no meio da leitura.

O epílogo

Um grande final pode ser surpreendente, por exemplo, para uma crônica. Imagine um caminho de pedras sobre um riacho. Quem for atravessá-lo terá um único caminho com o final preparado por você.


Agora que você já tem idéia de como elaborar um texto, vamos editá-lo. Editar quer dizer montar o texto. Vamos então buscar o recurso do jornalismo profissional, que lhe ajudará bastante. Os títulos com asteriscos são opcionais.

Título

Eu entendo que esta é a parte mais importante do texto. O título qualifica o texto e atrairá ou não a leitura. Claro, tem que fazer sentido com o tema central, mas deve chamar atenção e ter força de impacto. O título bom e adequado será sempre com poucas palavras. Lembra quando o Collor foi deposto? A Veja estampou: "Caiu". Mas você não vai fazer nenhuma revista, não é? É só um exemplo da força de um título.

Abertura*

Antes da matéria propriamente dita, é um recurso para conquistar o leitor para um texto longo. Não confundir com "Olho", que vamos explicar mais adiante. O jornalista-repórter está sempre fazendo as perguntas "o que", "onde", "quando", "como" e "porque". Esse é um indicativo de como fazer a abertura em função do tema central do texto. É a chamada "lead". É o gancho da matéria. Você apresenta diretamente os elementos que atraem a leitura.

Olho*

É um subtítulo de três a cinco linhas após o título. Não se emprega ponto final e nem quebra de palavra. Resume de forma atraente e criativa o conteúdo do texto, sem repetir a idéia do título, mas completa seu sentido, interlingando texto ao título.

Intertítulo ou entretítulo*

É um título curto utilizado para dividir em blocos o texto de uma matéria, de modo a facilitar a leitura e a organização das informações. Como o título, deve ser curto e preciso. Cuidado para não repetir informações do título, olho ou legenda. É o grande facilitador de textos longos na Internet.

Legenda

É utilizada para explicar uma foto, ilustração ou gráfico. Muitas publicações não utilizam legendas para fotos, o que pode ser um erro, pois não facilita o entendimento do leitor. Agora, existem fotos que "falam" por si só, que no contexto não precisa de legenda.


Um texto ilustrado tem seu valor. Fotos podem ser tão importantes para uma publicação como texto. É fator moderno da comunicação. Vamos às considerações:

A utilidade da foto

É óbvio. A foto escolhida deve ter o sentido da matéria. O texto deve encaixar na foto e não o contrário, isto é, você deverá fazer a edição antes de colocar a foto. Mas lembre-se de que muitas vezes a foto "fala" mais que um texto inteiro. Mas, até contariando o que foi dito anteriormete, uma foto pode ser utilizada como gancho para desenvolvimento de texto.

Legenda na foto

Como já foi explicado anteriormente, foto necessita de legenda. Esta deve ser aplicada sob a foto. O crédito da foto pode estar localizado acima dela, ou nas laterais na forma vertical.

Posicionamento da foto

A foto deve estar posicionada à esquerda ou à direita do texto. Deve ser evitado o meio. Se existe pessoa na foto olhando para a direita ou a esquerda, posicione a foto de forma que ela olhe para o texto e nunca para fora do texto. Isso é um erro técnico grave. Se existe mais de uma foto, procure dar simetria. Coloque-as em diagonal no texto.


Finalizando, as considerações acima são para o aprimoramento dos colaboradores do Jornal dos Amigos, para que façamos um informativo de qualidade para nossos leitores. Mas você poderá fazer um texto simples, colocar o título e enviar para o Jornal dos Amigos. Seu editor sempre dá uma ajudazinha caso o título não tenha a força necessária de expressão ou alguma parte do texto esteja obscura. Seu texto, sendo adequado, não deixará de ser publicado.

Ver mais Cultura


Música de fundo em arquivo MIDI (experimental):
"Coisa feita", de
João Bosco
Seqüência Midi: Ricardo Peculis
Nota para a seqüência Midi: *****

Participe do Jornal dos Amigos, cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar seus amigos. Escreva para o e-mail:

cartas@jornaldosamigos.com.br.

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na edição.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br

Seções

Ambiente
Amenidades
Anedotas
Artigos
Artigos Verde
Aventura
Botânica
Cidadania & Ética
Ciência
Crônicas
Cultura
Depoimento
Dicas de Internet
Economia
Educação
Ficção
Gestão
Justiça
Imprensa
Literatura
Música
Notícias
Opinião
Pesquisas
Poesia
Política

Política internacional
Reflexão

Serviços

Denúncias
Emprego, como procurar

Igrejas Católicas

Igrejas Evangélicas
Português, falar bem
Previdência, dicas
Saúde
Utilidade Pública


A importância da
boa comunicação

Cultura


Belo Horizonte, 19 abril, 2004