Tecle "esc" para desligar o som
______________________________

Este blog destina-se à publicação de fatos da semana e comentários do editor.
Provavelmente contribuições de leitores do Jornal dos Amigos estarão presentes.

Semana de 13 a 18 de maio

A deputada Cida Diogo (PT-RJ) vai processar Clodovil

A ação que a deputada moverá contra o deputado Clodovil Hernandez (PTC-SP) é por danos morais. Na semana passada o deputado teria dito que Cida Diogo era "tão feia que nem para p... servia". O líder do PT na Câmara, o deputado Luiz Sérgio (RJ), protocolou representação contra Clodovil por quebra do decoro parlamentar.

O meu comentário começa perguntando: quem é Cida Diogo? Como ela chegou na Câmara? Aqui em Minas é uma ilustre desconhecida. Vai daí que a deputada ganhou notoriedade graças ao doublé de costureiro e deputado Clodovil Hernandez. Ele desferiu agressões gratuitas não só à deputada Cida, mas às mulheres quando disse também "as mulheres ficaram ordinárias , ficaram vulgares, cheias de silicone", e completou com "as mulheres trabalham deitadas e descansam e em pé".  

Encontro no gaybinete?


Montagem de www.kibeloco.com.br

Talvez Clodovil quisesse referir-se a determinas mulheres, mas foi precipitado em seu raciocínio. Acho que Clodovil pode ser severamente punido por esse ato como convém ao regimento interno da Câmara, mas não com a cassação de mandato, porque é injusta e inadequada. Existem evidências e até condenações por desvio de dinheiro público de deputados que continuam exercendo seus mandatos e fazendo discursos demagógicos em plenário. Clodovil, como todo mundo sabe, é apenas um gay assumido que em determinadas ocasiões deixa aflorar suas afetações. Mas já deu entender e dá evidências de que é honesto.

Fumo pode matar mais de 8 milhões de pessoas até 2030

Estima-se que serão 80% de vítimas que estão localizadas em países de renda média e baixa. Os dados estão no relatório de Estatística Sanitária Mundial 2007, da Organização Mundial da Saúde. Durante 60ª Assembléia Mundial da Saúde, em Genebra, a OMS publicou seu relatório estatístico mais recente. A informação é da BandNews FM.

Muito mais preocupante que a notícia dos fumantes suicidas foi a forma de como a BandNews FM veiculou a matéria em seu site. Ela determina no título (veja pelo link acima) que o "fumo vai matar mais de 8 milhões de pessoas até 2030". Mas no enício da matéria já afirma que é mesmo no ano de 2030! Ora, deve ser jornalista estagiário iniciando carreira que ainda não  
presta atenção naquilo que escreve. Primeiro que ninguém tem esse dom de prever o futuro e determinar: vai morrer. A não ser que o jornalista tenha o dom de premonição e a gente não sabe, ou então a BandNews FM vai fazer uma campanha a favor do consumo intenso de cigarro para que a previsão aconteça. Segundo, o descompasso com o título. Deslizes a parte, eu só tenho elogios como ouvinte da BandNews FM, que está no ar desde maio de 2005 nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, e recentemente em Salvador e Curitiba. Desculpe, outro vez: deslize. Em seu site, na página "Quem somos", afirma que em 8 de agosto deve operar em Salvador e em 2 de janeiro de 2006, em Curitiba. É uma evidência que a página precisa de atualização (e melhor escrita), porque as emissoras já funcionam nessas capitais. Ainda precisando de atualização, informa que até o final do ano (de 2006), estará operando as emissoras de Brasília e Campinas. Bem, já estamos em 2007 e as emissoras ainda não foram inauguradas (pelo menos que eu saiba). Puxemos então as orelhas dos responsáveis pelas desinformações. Mas voltando a crítica construtiva, agora como ouvinte, existe um grande diferencial da BandNews FM em relação à rádio CBN devido ao formato de como as notícias são veiculadas. Além disso, as colunas são personalíssimas, como a do Paulo Autran (Quadrante, em que são narradas crônicas de escritores consagrados), Rosely Sayão (Seus filhos, com dicas de criação dos filhos), Maria Rosa (Gestão de imagem, muito importante para a desenvoltura social), Chico Barbosa (On the road, notícias sobre os últimos lançamentos da indústria automobilística) e outros colunistas consagrados, como Dora Kramer, José Simão (o da piada pronta), Cláudia Matarazo e um punhado de gente boa que fez com que eu trocasse de estação (já não agüentava mais os conis e xexéus da vida). Ah, claro, não poderia deixar de citar o Ricardo Boechat, âncora de 7 às 9 pelas manhãs, sucesso absoluto depois que substituiu o Nascimento. Mas você pergunta: e o comentário da notícia sobre o fumo que pode matar? Bem, caro amigo ou amiga, se você continuar fumando provavelmente você vai morrer até 2030! A notícia foi apenas um pretexto para falar gratuitamente da BandNews FM que completou dois anos no ar.

Daimler vende Chrysler

A DaimlerChrysler anunciou nessa segunda-feira (14), a venda de sua participação acionária (80,1%) no controle da Chrysler por 5,5 bilhões de euros ou US$ US$ 7.4 bilhões para a Cerberus Capital Management of New York, fundo de private equity especializado em restaurações de companhias. A Daimler -fabricante dos automóveis Mercedes Benz- adquiriu a Chrysler em 1998 em uma transação apresentada como uma fusão entre iguais, mas que representou uma compra por quase US$ 36 bilhões. A DaimlerChrysler passará a se chamar Daimler AG, concentrando-se em fabricar automóveis de luxo, afastando-se definitivamente das marcas Chrysler, Dodge e Jeep. E também dos prejuízos crescentes, que incluía o compromisso de pensões e aposentadorias, cerca de US$ 18 bilhões, que pesavam em suas contas de participação na Chrysler. Informação colhida do jornal Hoje em Dia e diversos sites na Internet.

É a globalização sendo repensada.
A Daimler bem que tentou impor sua gestão germânica, mas a complexidade encontrada na empresa americana (processos, tradições arraigadas, as operações pelo mundo) também não ajudou a manter a cisão. Segue agora cada empresa seu rumo, voltando a Chrysler ser genuinamente
americana e ainda a
 
Chrysler 1961
terceira no país do Tio San (Ford e GM disputam o primeiro lugar). Houve um tempo em que havia uma quarta empresa, a American Motors dos famosos Rambler, mas foi absorvida pela Chrysler em 1987. Na verdade, a indústria automobilística americana está em crise devido ao custo do petróleo, a competitividade do carros japoneses e o compromisso com seguros saúde, pensões e aposentadorias, que o poder do sindicato de metalúrgicos de Detroit impôs às montadoras. O sucesso dos veículos japoneses é avassalador e existe uma massa de trabalhadores para se aposentar. Das 28 fábricas da GM, 12 devem ser fechadas até 2009. A Ford deve reduzir de 18 para 10 o total de fábricas também até 2009. A Chrysler deve fechar cinco das 25 plantas nos EUA no mesmo período. Entre no site da Toyota ou da Honda, compare os modelos com Chrysler, Ford e GM (diminuiram bastante a diversidade) e tire suas conclusões. Aliás, os modelos dos automóveis parecem que seguem uma tendência de moda mundial, com frente e traseira comum a todos. Mas quem parece estar na contra-mão dessa moda é a Chrysler, com design pesado. Como foi adquirida por empresa especializada em restaurações de empresas, é possível que venham mudanças radicais. Mas a história da Chrysler não tem sido das mais estáveis. Já esteve no Brasil quando adquiriu em 1967 a Simca do Brasil (iniciou produção em 1958 no município paulista de São Bernardo do Campo dos modelos Simca Chambord, Rally, Presidente, Jangada e Alvorada). Melhorou o design e o motor de seis cilindros em "V", dando-lhe novas versões (Esplanada e Regente), para logo depois descartá-las para lançamento de outros modelos: o médio Dodge Polara 1800 e os pesados Dodge Dart, Charger e Charger RT (sua história poderia ter sido outra se optasse por carros pequenos de menor cilindrada). Não demorou muito foi adquirida pela Volkswagen que interrompeu a produção de automóveis para a fabricação de caminhões. Depois voltou recentemente fabricando a pick-up Dodge Dakota em Campo Largo, Paraná, também descontinuada. Na Argentina não foi diferente. Chegou até fabricar os jipes Cherokee e Grand Cherokee a partir de 1997, para desativar anos depois com a fusão Daimler. Existe um enorme nicho de mercado para carros populares em países do terceiro mundo, que a China já enxergou e pretende atacar. Talvez esta seja a saída da Chrysler, uma aliança estratégica com os chineses. Mas pensando em nossa sobrevivência, essa não é uma boa idéia para o meio ambiente. É preciso repensar o transporte no mundo moderno. As grandes capitais incham cada vez mais, sem que os governantes pensem em uma solução coletiva para o trânsito. Não vai levar muito tempo para o centro de Belo Horizonte parar completamente, sem que os motoristas encontrem uma saída. Apesar dos carros bonitos, modernos e confortáveis.

Festival de Inverno em Brasília terá a participação de
Maria Rita, Zélia Duncan e Lulu Santos

Brasília finalmente entrará na rota dos grandes festivais de inverno do Brasil. Nos dias 6 e 7 de julho, acontecerão na Sociedade Hípica de Brasília (ao lado do ParkShopping) shows com artistas consagrados da MPB e festas animadas por renomados DJs. A informação é do site Clica Brasília.

Além do trio consagrado, o festival promete ainda outros nomes igualmente consagrados, como a banda Titãs, e clima nostálgico das décadas de 80 e 90. No local as lojas venderão casacos e artigos próprios para a estação frienta, com ajuda de uma máquina que fabricará neve artificial. A garotada vai adorar. Os ingressos serão vendidos a partir do dia 28 de maio pelo telefone (61) 3039-8895 ou pelo site Festival de Inverno em Brasília.

Blog anterior


Música de fundo em arquivo MID (experimental):
"Bbdrag", autoria desconhecida
Nota para a seqüência Midi: *****

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

 

 

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 19 maio, 2007

Blog