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Opinião

      
Desarmamento: quem 
          ganha e quem perde
          Enviado pelo autor, Rio de Janeiro-Capital
A campanha do desarmamento tem recebido um apoio inesperado por parte da população. Desde seu início já foram recolhidas mais de 300 mil armas, sendo certo que a previsão de se atingir a meta de 500 mil armas seja alcançada até o final da campanha
Por tenente 
          Melquisedec Nascimento,
          presidente da Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas 
          (Amae)
          http://tenentemel.blog.uol.com.br
25 maio, 2005
| Dados recentes demonstram que os primeiros resultados tem sido alcançados, pois as internações hospitalares relacionadas a ferimentos por tiros caíram 10,5% em São Paulo e 7% no Rio de Janeiro desde o início do recolhimento das armas. Portanto, já se começa a ficar evidente que grande parte da população está ganhando com a campanha do desarmamento. Entretanto, um segmento da sociedade está sendo extremamente apenado com essa campanha: Trata-se dos policiais. Desde o |  | 
As mortes de policiais aumentaram desde a campanha pelo desarmamento, principalmente após a Portaria 040 do MD, devido ao seguinte fator: o policial que até então podia adquirir 600 munições por ano, teve essa quantidade reduzida para 50. Ora, nos EUA os policiais são obrigados a efetuarem 1000 tiros por ano em treinamento. Os Estados da Federação Brasileira não dispõem de recursos para adquirir munições suficientes para submeter seus policiais ao treinamento necessário ao seu bom desempenho profissional, razão pela qual os policiais sempre compraram suas próprias munições e treinaram em estandes particulares.
Só este ano, em quatro meses, já morreram 53 policiais no Rio de Janeiro, 90% deles morreram em folga, deixando claro que seu treinamento é deficitário ao extremo, sendo a limitação de 50 munições ao ano, somado ao alto valor da munição os fatores preponderantes desse despreparo.
Por incrível que pareça, 
          a indústria da munição no país está 
          ganhando com a campanha do desarmamento. A Companhia Brasileira de Cartuchos 
          (CBC), devido às restrições impostas à venda 
          de materiais de defesa no Brasil, passou a focar seu plano de investimentos 
          em projetos que visem à manutenção da competitividade 
          da empresa no mercado internacional. A empresa está investindo 
          US$ 13 milhões no biênio 2004/2005 na expansão das 
          linhas de produção de munições militares 
          destinadas à exportação. As exportações 
          que em 2004 responderam por 50% do faturamento da empresa (R$ 189 milhões), 
          este ano deverão
          fechar com uma participação de 70% na receita. Em 2004 
          as vendas internacionais da CBC totalizaram US$ 34,4 milhões, 
          o que representou um incremento de 25% em relação a 2003. 
          Portanto, com a campanha do desarmamento ganha a indústria das 
          armas e ganha também o Governo Federal em divisas para o país.
Fica patente que os grandes perdedores 
          da campanha do desarmamento são os policiais brasileiros, os 
          quais vêm morrendo devido à carência de treinamento, 
          resultante dos preços exorbitantes das munições 
          e de uma legislação que lhes é extremamente prejudicial, 
          portanto urge o Governo Federal alterar a portaria 040 do Ministério 
          da Defesa, dando
          autorização aos policiais para adquirirem 1000 munições 
          por ano, para seu treinamento, bem como reduzir a carga tributária 
          sobre a munição que chega a 50% do valor de mercado, pois 
          para cúmulo dos males uma munição no Brasil custa 
          16 vezes mais do que nos EUA.
        
Bela viola
          Enviado por Paulo Sérgio Loredo, São 
          Paulo-Capital
Por fora bela viola, por dentro pão bolorento
Do editorial do jornal O Estado do Paraná
          6 maio, 2005
Não há país nenhum como este, já cantava um dos mais afamados poetas da nacionalidade. Pois é verdade. Basta ver o que faz o ministro Gilberto Gil em prol da cultura brasileira: a reforma e decoração das instalações do seu prédio, na Esplanada.
Gil autorizou as obras no valor de R$ 6,4 milhões, porque o ministério precisa oferecer a seus servidores, e ao próprio titular, ambiente de trabalho e convivência moderno, bonito e aconchegante. Assim, torra-se uma quantia superior ao investimento em sete dos 22 programas gerenciados pela pasta.
O novo visual do Ministério da Cultura, que contará com uma decoração baseada na temática indígena, especialmente no gabinete do astro pop baiano travestido de funcionário encarregado da política pública para o setor cultural, é de dar inveja.
As paredes serão brancas, verdes e alaranjadas, servindo de suporte para fotos, cartazes e telas de artistas plásticos renomados. O destaque vai para as esculturas pré-colombianas em barro, sobre as quais será lançada uma iluminação especial.
Tanto luxo e bom gosto financiado pelo erário, diga-se de passagem, está custando muito mais que os principais programas do Ministério da Cultura para valorizar a identidade, a cidadania e as tradições populares.
Bem se poderia lançar mão do brocardo para definir a estulta atitude de Gil: Por fora bela viola, por dentro pão bolorento.
Precisamos de pessoas corajosas
          Enviado pelo autor, Juiz de Fora-MG
Foi muito estranho Jorge Kajuru ter sido tirado do ar ao vivo, durante um intervalo comercial, quando criticava o Governador de Minas, Aécio Neves, durante a transmissão de um jogo das eliminatórias
Por Fernando 
          Agra, economista pela Universidade Federal de Alagoas,
          doutor em economia aplicada pela Universidade Federal de Viçosa 
          
          e professor universitário 
           E-mail: 
          fernando.agra@ig.com.br
7 janeiro, 2005
        
É muito triste observar que a 
          covardia cresce a cada dia que se passa e são poucos aqueles 
          que ousam escrever e falar em nome da justiça. Há aproximadamente 
          seis meses aconteceu um fato muito desagradável na televisão 
          brasileira. O jornalista esportivo Jorge Kajuru foi demitido da emissora 
          onde apresentava programas esportivos. Até hoje, seus telespectadores 
          não sabem ao certo o real motivo de sua demissão. Mais 
          uma coisa é certa, a televisão perdeu um jornalista corajoso 
          que falava o que muita gente tinha vontade, mas por medo ou por interesses 
          próprios, cuvarva-se à covardia da omissão.
          
          Este artigo já para ter sido escrito há tempo, mas sempre 
          é oportuno falar de fatos como o descrito acima. Kajuru sempre 
          foi e sempre será uma figura polêmica, logo há quem 
          goste e quem não goste do seu jeito de ser (sobretudo os gatunos 
          que fazem do futebol brasileiro meio de enriquecimento ilícito). 
          Sempre gostei de o assistir, embora nem sempre concordasse com tudo 
          o que ele dizia. Após assistir a seus comentários críticos 
          e corajosos, todos os demais programas perdiam a graça. Quem 
          gostava de assistir ao Kajuru, não tinha mais interesse em outro 
          programa esportivo apático. 
          
          Acredito até que para apresentar certos programas na televisão 
          não precisamos nem de jornalistas e sim de fantoches que saibam 
          apenas ler o que o monitor à sua frente indica. Falta opinião. 
          Falta coragem. Como vi um jornalista dizer, "não existe 
          liberdade de imprensa no Brasil e sim liberdade de empresa". Certas 
          emissoras de televisão tornam seus programas apáticos 
          e nojentos. Apáticos, pois falta opinião. Nojentos, pois 
          as propagandas dentro do próprio programa tiram o direito do 
          telespectador de optar por querer assistir às mesmas ou não 
          e tornam os programas um verdadeiro balcão de negócios, 
          onde se vende até a própria mãe, quando não 
          a alma para o demônio, em busca de seus próprios interesses. 
          Emissoras que em dado momento condenavam verdadeiros gatunos, em outro 
          momento defendia-o ou simplesmente omitia-se. Apresentadores 
          hipócritas, que muitos duvidam se tais usam sequer as marcas 
          que fazem. 
Realmente, temos pouquíssima opção 
          na televisão brasileira para assistir a programas esportivos 
          salvo um Juca Kfuri ou um Avalone. Especificamente com relação 
          à demissão do Kajuru, foi muito estranho o mesmo ter sido 
          tirado do ar ao vivo, durante um intervalo comercial, quando o mesmo 
          criticava o Governador de Minas, Aécio Neves, durante a transmissão 
          de um jogo das eliminatórias, como noticiaram os jornais à 
          época. Além de que algumas especulações 
          foram lançadas na mídia de que uma grande empresa também 
          participou da demissão. O que realmente aconteceu? Os telespectadores 
          clamam até hoje por uma explicação convincente.
          
          Será que a crítica ao Governador foi um dos motivos? E 
          com relação a tal empresa, será que Kajuru tocou 
          em alguma ferida da mesma e esta realmente teve participação? 
          Só torço para que a verdade venha à tona e que 
          alguma emissora séria venha a contratá-lo. Pois precisamos 
          de jornalistas assim, que além de transmitirem a notícia, 
          transmitam sua opinião, questionem o que merece ser questionado 
          e denunciem o que precisa ser denunciado. Sei que os comerciais são 
          fundamentais, sem os quais a emissora não sobrevive, mas ser 
          subserviente aos mesmos e colocar qualquer lixo no ar é um desrespeito 
          aos telespectadores. 
A televisão brasileira precisa 
          de uma reformulação. Esta cada vez mais serve aos interesses 
          da classe dominante e somente tem contribuído para alienar ainda 
          mais a população. É a velha e conhecida política 
          do "pão e circo", só que sem pão e muito 
          circo.
          
          Realmente, cortou-me o coração quando soube da demissão 
          do Kajuru, pois foi uma voz que se calou. Eu, como escritor de artigos, 
          já tive vários reprovados por tocar em algumas feridas. 
          Ainda assim, mantenho minha postura e conclamo aos formadores de opinião 
          que ajam sempre com coragem e ética em busca da verdade. Que 
          uma nova emissora inteligente contrate o Kajuru, que apresenta um programa 
          de qualidade e é sinônimo de audiência elevada, pois 
          o cidadão de bem quer gente honesta em frente à TV.
Nota do editor
O jornalista Jorge Kajuru foi contratado pelo SBT e comanda semanalmente (às quartas-feiras, 22h30) o programa "Fora do ar", com a participação das apresentadoras Hebe Camargo e Adriane Galisteu, além do diretor de teatro e cinema Cacá Rosset. Trata-se de um programa de debate com assuntos da atualidade, discutidos com independência. Não existe tema proibido, a pauta é a mais abrangente possível. Um presente para Kajuru pelas aflições que passou. A direção do programa é do jornalista Roberto Gonçalves, egresso das TVs Cultura, Globo, Bandeirantes e Rede TV.
Ongs se dão bem no inferno!
          Enviado por Paulo Sérgio Loredo, São 
          Paulo-Capital
ONG é uma empresa que cresce e lucra com os problemas dos outros. Quantos mais miseráveis espalhados pelo Brasil, melhor, pois é possível ganhar uma boa grana com os otários que vivem à míngüa
Por Luís Antônio Giron
Fonte: AOL Fórum
          2 maio, 2005
Quando as Organizações Não-Governamentais, mais conhecidas como ONG's, começaram a proliferar no Brasil em meados dos anos 90, as pessoas bem informadas enxergaram no fenômeno uma semente de mudança. Afinal, tratava-se de um movimento social que se desdobrava à revelia de um Estado, cada vez mais omisso em relação à educação e ao bem-estar da população. No início, tudo indicava que as ONG's fariam o papel de fadas madrinhas das vítimas do Estado padrasto. Os antenados estavam enganados, para variar.
Mas como o Brasil não é de carochinha, surgiram ONG's aos borbotões, para todos os usos e finalidades, das mais supostamente edificantes como educar crianças na periferia das megalópoles miseráveis, substituindo o papel primordial das escolas às mais bizarras: ong para proteger determinada espécie em extinção, ong para acabar com os buracos do país, ong de rapper, ong para explorar o trabalho escravo dos presidiários. É ong atirando para todo lado. Há até uma ong para blogueiros! Diga aí para o quê ou quem, que tem. São centenas de milhares de idealistas que dizem lutar por causas justas, num aparente novo exército da salvação. As ONG's querem você. Aproveite, pois a liquidação de ONG'sé só até sábado!
O nível de estratificação e capilaridade das ONG's chegou a um ponto que já atinge a vida privada do cidadão. Um exemplo: há poucos meses, um grupo de amigos que costuma se reunir em Campo Limpo, periferia de São Paulo, para um sarau de poesia recebeu a proposta de ser anexado à administração de uma ONG. Assim, a organização obteria recursos e, em troca, a rapaziada poderia ter mais tempo para declamar seus poemas e raps. O pessoal chiou e pôs os ongueiros para correr do sarau.
O fato é que a gente começa a desacreditar na retórica das ONG's, essa de reeducar os desvalidos, de botar criancinhas a pintar barraco com cores berrantes, de restaurar cidades históricas, como Santana do Parnaíba, que se converteu de cidade austera da boca do sertão paulista em festival barroco multicolorido. Não adianta dizer aos meninos que trabalham lá com a ong que Santana não tem nada a ver com Barroco, que eles estão carnavalizando a História, e perdendo tempo. Eles recebem má educação no lugar da educação. Não adianta reclamar. Tudo tem a aparência de seriedade. Eu pareço resmungar sozinho no deserto das boas intenções.
Mas vislumbro uma luz distante, que se aproxima. Está para estrear no fim deste mês um longa-metragem do diretor paranaense Sérgio Bianchi que promete botar lenha nesse assunto. O título é sugestivo: Quanto vale ou é por quilo. Caio Blat e Caco Ciocler fazem parte do elenco. O filme pretende lançar uma bomba atômica de sarcasmo no mundong. Bianchi defende a tese de que ONG's não passam de empresas que geram empregos e perseguem o lucro a qualquer custo. ONG, argumenta o diretor, é uma empresa que cresce e lucra com os problemas dos outros. Quanto mais miseráveis espalhados pelo Brasil, melhor, pois é possível ganhar uma boa grana com os otários que vivem à míngua. Isso porque se torna muito fácil para uma ONG obter dinheiro de empresas (que, com isso, aliviam a consciência e posam de boas samaritanas) e do governo sem prestar contas. Ninguém fiscaliza ONG nenhuma.
Talvez Bianchi exagere na dose, certamente existem ONG's do bem, fazendo algum trabalho social. OK. Só que isto aqui, Iaiá, é um pouquinho de Brasil, e todo mundo sabe que no Brasil as boas intenções só superpovoam os cemitérios.
Ninguém me tira da cabeça que ongueiro é o contrário de mãe que padece no paraíso. Ser ongueiro é se dar bem no inferno. Se você quer levar vantagem, monte uma ONG (anos atrás houve até um outdoor de celular com a ironia). É fácil. Dê um rolê na periferia, encontre um problema grave (o que não é difícil) e ataque os inocentes úteis, os coitados que vão topar qualquer coisa, porque não têm nada a perder mesmo. Você registra um nome criativo Arco Íris na Favela, Meninos Sábios ou Manos à Obra, por exemplo, solicita verbas a empresas e aos governos, e pronto: o dinheiro vem, os pobres aprendem a pintar cerâmica, a dançar jongo ou a improvisar raps de protesto e você está feito. Lavagem total. Onde tem miserê tem gente ingênua e desprotegida. Vamos nessa!
Hoje, as ONG's estão enquistadas no tecido social e prometem metástases as mais monstruosas. Elas não alteram a situação de risco, antes a prolongam. Não tocam no fundo das questões: produzem panacéias. Onde é preciso desenvolver cultura, põem no lugar um placebo enganoso e abjeto. As ONG's ensinam a gente a desconfiar da retórica das boas intenções que os ongueiros exibem na mídia, a pensar duas vezes antes de colaborar, a não acreditar em mais nada, a exercer a desobediência civil. Na liqüidação de ongs que se avizinha, seria bom se a gente pudesse comprar todas elas a preço de banana para tentar começar tudo de novo, em bases sólidas, com lealdade, ação efetiva e amor verdadeiro pelos pobres  que são a grande maioria dos brasileiros... Opa! me peguei falando igualzinho a um ongueiro... Criar ONG's contra as ONG'sé ainda assim gerar uma ONG. Talvez o melhor mesmo seja dar cabo dessas antimães e inventar um jeito mais honesto de fazer o bem, ou de se dar bem.
Música 
          de fundo em arquivo MID (experimental): 
          "Coisinha estúpida"
          Nota para a seqüência Midi: ****
          
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