Primeira página

Os principados

Por Luiz Roberto Bendia

O pastor Francisco Arcuri Neto, em seu livro "Rompendo Cadeias" -contato para aquisição de livro: (31) 3213-7131-, descreve sete povos (sete principados em espíritos) contidos em Deuteronômio 7, em que Deus determina que o crente se afaste totalmente desses povos. São eles:

  • Os Heteus - povo que tinha o poder de amendrontar
  • Os Girgaseus - povo que vivia em prostituição e imoralidade
  • Os Amorreus - povo que habitava as montanhas (disputa dos mais altos cargos, postos altos)
  • Os Cananeus - povo que habitava as regiões baixas (atitudes de nível baixo)
  • Os Ferezeus - povo que conservava tradições contrárias à palavra de Deus
  • Os Heveus - povo que enganava - falsos profetas, revelação na carne
  • Os Jebeseus - povo que tinha pegada forte.

Os Heteus

Esse povo tinha o espírito do medo, da insegurança, da perturbação, da incerteza, da compulsividade, do pavor, dos tormentos. O medo produz tormentos e tem o poder de dominar a vidas das pessoas. É o caso de medo do escuro, medo de enfrentar um problema, medo de enfrentar um projeto, medo do amanhã etc. Combata o bom combate contra o medo na palavra em 1 João 4.18:

No amor não existe medo, antes o perfeito amor lança fora o medo;
Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

Os Girgaseus

Eram dominados pelo espírito de lascívia, sedução e masturbação. Esse espírito afasta o amor e só traz o prazer pelo prazer, fazendo com que a pessoa decaia em suas atitudes morais. Mas Deus está sempre disposto a ajudar aqueles que querem uma vida reta. Ore no Salmo 40.2:

Tirou-me de um largo horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

Os Amorreus

Esse povo tinha o espírito de inveja, ciúmes, insatisfação. A tendência é sempre nos compararmos com o outro. Que seja no sentido moral, mas não em bens. O ciúme destrói relacionamentos e não edifica o espírito. A insatisfação traz consigo o descontentamento de outrem, a desarmonia, o desentendimento, a desinteligência, a desavença. Ore no Salmo 131.1:

Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.

Os Cananeus

Esse povo tinha o espírito de intriga, escândalo, fuxico, fofoca. Existem pessoas que adoram tornar pública a desgraça da vida dos outros. Jogam também duro e no mais baixo nível contra as pessoas. Medite em Provérbios 18.20-21:

Do fruto da boca o coração se farta; do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que o bem a utiliza come do seu fruto.

Os Ferezeus

Esse povo cultuava tradições que não se importavam com a palavra de Deus e por isso atraía maldições. Os fariseus e os escribas também pecavam por colocar a tradição humana contrária aos princípios de Deus (Marcos 7.8-9). Nesse versículo Jesus Cristo não condena toda e qualquer tradição humana, mas aquelas contrárias à palavra de Deus, como desonrar pai e mãe. É também o caso de doutrinas estranhas (E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos do homem - Mateus 15.9). Ore no Salmo 119.1-3:

Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade, e andam nos seus caminhos.

Os Heveus

Esse povo tinha o espírito da enganação com as revelações dos falsos profetas. Hoje em dia, nas igrejas chamadas pentecostais e neopentacostais, existem pessoas que adoram profetizar influindo negativamente na vida normal das pessoas. Repare que essas pessoas nunca estão bem em suas vidas, querem sempre se aproveitar da boa-fé dos outros. Afaste-as de sua vida o quanto antes. E faça-as calar orando em Lucas 21.14-15:

Assentai, pois, em vossos corações de não vos preocupardes com o que haveis de responder; porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem.

Os Jebeseus

Esse povo levava o espírito da falência, quebradeira, desastre e destruição de todos os tipos. Parece que esse espírito hoje está mais atuante do que nunca. Ore com muita fé no Salmo 23.1-3:

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do teu nome.

Após o exame dos espíritos que dominam os sete principados, faça um exame de sua vida. Liberte-se. Livre-se de tudo que não esteja no plano de Deus. Você, que já conhece a Palavra, tem autoridade e poder em nome de Jesus Cristo. Clame por Ele.
E ponha para correr os espíritos imundos.

Nota importante:

O nome JESUS CRISTO só tem poder na boca
de quem conhece a Palavra de Deus e tem fé.

Música de fundo em arquivo MIDI (experimental): "Domínio e poder"

Participe do Jornal dos Amigos, cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos nossos colaboradores que, ao enviarem os seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na edição.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br

Seções

A Bíblia
A Família
A origem do Carnaval
A origem das festas juninas
A Páscoa

A 1ª ação de graças
Apocalipse 13
Aprendendo a orar
Cantares de Salomão
Igrejas Evangélicas
Igrejas no Brasi
Louvores
O batismo
O divórcio
O Natal
Quem é Deus
Quem é Satanás

Mensagem de fé
Reflexões evangélicas
Os Dez Mandamentos
O Pentateuco
Os Salmos

Quem é Satanás


Belo Horizonte, 3 junho, 2006