Primeira página

O dia de Ação de Graças é comemorado nos Estados Unidos, geralmente, com um almoço em família. É uma tradição trazida por colonos protestantes ingleses
Tudo começou no litoral de Capa Henry, na Virgínia. Em 1607, chegaram os primeiros colonos: 105 homens ingleses, meninos e 39 marinheiros. Estava entre eles o reverendo Robert Hunt, que foi o primeiro ministro evangélico na América. De acordo com a historiadora Dianne Stallings, o reverendo veio para estabelecer a fé protestante no novo mundo.

A Primeira Ação de Graças

Seguindo um mandato do rei da Inglaterra, Hunt fez uma cruz e conduziu os homens em oração nas praias de Capa Henry.

"Contam que o reverendo Hunt teria um livro de oração", diz Stallings. "E lá conteria uma oração geral de ação de graças que teria sido proferida naquele tempo", conclui ela.

Simplesmente intitulada "Ação Graças", a oração abaixo pode ter outras versões.

Deus todo-poderoso, Pai de todas as clemências, nós, os criados por Ti e pecadores, damos o nosso humilde e cordial obrigado por toda a bondade amorosa e generosa concedida para todos nós.

Nós abençoamos a Ti pela nossa criação, preservação, e todas as bênçãos desta vida; mas acima de tudo pelo Teu amor inestimável na redenção do mundo por nosso Senhor Jesus Cristo, para os meios de graça, e para a esperança de glória.


Durante duas semanas os homens percorreram as orlas de James River e procuraram um lugar perfeito para se estabelecerem. Finalmente eles decidiram por Jamestown.

Os colonos ingleses migraram para o Estados Unidos por três razões: Deus, a glória, e o ouro. Mas a Inglaterra estava muito preocupada que a fé protestante fosse estabelecida no mundo novo, principalmente que o evangelho fosse levado aos índios.

Talvez o índio (índia) mais famoso na determinação fosse Pocahontas. Por ela os índios de Powhatan e os colonos fizeram paz. Era ela que trazia comida aos colonos. Dizem que ela salvou a vida do capitão John Smith de seu próprio povo. Mas Pocahontas foi ficando refém dos próprios colonos. A partir de então se converteu ao cristianismo e casou-se com um dos líderes de Jamestown, um tal de John Rolfe. Ela ganhou então um novo nome de batismo: Rebecca.


Música de fundo em arquivo MIDI (experimental): Um minueto

Participe do Jornal dos Amigos, cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na edição.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br

Seções

A Bíblia
A Família
A origem do Carnaval
A origem das festas juninas
A Páscoa

A 1ª Ação de Graças
Apocalipse 13
Aprendendo a orar
Cantares de Salomão
Igrejas Evangélicas
Igrejas no Brasil

Louvores
O batismo
O divórcio
O Natal
Quem é Deus
Quem é Satanás

Mensagem de fé
Reflexões evangélicas
Os Dez Mandamentos
O Pentateuco
Os Salmos


 



A primeira Ação de Graças


Belo Horizonte, 3 junho, 2006