Você conhece o amor?
Enviado pelo autor, Belo Horizonte-MG

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu
Filho único, para que todo aquele que Nêle crê não pereça,
mas tenha a vida eterna"
João 3.16

Por Klimex Bahlagzil, jornalista e administrador de empresas
15 janeiro, 2005

Quem ama verdadeiramente você?
Você já amou alguém muito muito muito?
Você já foi amado(a) muito muito muito?

Segundo o dicionário Aurélio, amor significa "sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa".

Falando na linguagem dos crentes, a palavra "amor" aparece pela primeira vez na Bíblia em Gênesis 26.7 quando perguntaram a Isaque sobre sua mulher Rebeca, que se passava por sua irmã. E pela última vez em Apocalipse 2.19, em uma palavra firme e direta para você e eu: "O Senhor conhece as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que a primeira".

Mas para você que tem seu companheiro(a) de jornadas diárias, veja o que está escrito em 1 Coríntios 13:4-7:

"O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor jamais acaba; mas havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos."

Você acha que ter dinheiro é um bem necessário para se obter amor? Claro que não.
O interesse é quem vai atrás de dinheiro, o amor não. O amor não depende de sua raça, da cor de sua pele, de suas origens, de sua beleza, de seu estado de humor, de seu jeito de ser. Só depende de sua fé em seu coração. Deus nos criou diferentes, porém nos ama de forma igual.

De alguma forma, você e eu temos uma importância efetiva para Deus. Essa importância pode estar no grau de nossa fé. Você já orou hoje? Traga Deus a todo instante para junto de você. Levante e ore. Faça refeição e agradeça pelo alimento. Feche negócio e ore. Resolva um problema difícil e ore. Vá dormir e agradeça pela vitória de seu dia. E o amor do bom Deus sempre estará junto de você.

Cada vez mais as pessoas estão egoístas, ambiciosas, querendo poder e dinheiro achando que suas vidas serão eterna no planeta Terra. Ledo engano. Está escrito em em Gênesis 3:19: "No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado: porque tu és pó e ao pó tornarás".

Portanto, ponha amor em sua vida. E semeie amor à vida de seu próximo.


Momento de reflexão
Enviado por América Oliveira, Belo Horizonte-MG

Autoria desconhecida das ilustrações
7 janeiro, 2005

 



Jovem demais para
pensar em Deus...


Auto-suficiente demais para
pensar em Deus...

Feliz demais para
pensar em Deus...
 
 

Ocupado demais para
pensar em Deus...



Cansado demais para
pensar em Deus...



Tarde demais para
pensar em Deus...

Que tipo de Crente vós sois?
Enviado por Inara Cristina, Brasília-DF

Autoria desconhecida
6 janeiro, 2005

  • CRENTE AÇÚCAR: Se sair com chuva, derrete.
  • CRENTE ALELUIA: Só diz aleluia na hora errada.
  • CRENTE XUXA: "Tudo é festa".
  • CRENTE BULE: De pouca fé (pôr café).
  • CRENTE CARRINHO DE MÃO: Alguém tem que empurrar até a igreja.
  • CRENTE CELULAR: Só vive desligado ou fora de área.
  • CRENTE CHUCHU: Pega qualquer gosto. Sem personalidade para perseverar.
  • CRENTE COM DOM DO CANTO: Fica lá, no canto da igreja, encostado e não quer saber de trabalhar!
  • CRENTE DELIVERY: Quando o pastor está pregando ele sempre diz: "É pra ele!".
  • CRENTE É O TCHAN: Adora músicas com coreografia.
  • CRENTE ESCOTEIRO: Só vai a acampamento.
  • CRENTE FLORZINHA DE JESUS: Qualquer coisa sai da igreja.
  • CRENTE GABRIELA: "Eu nasci assim, eu cresci assim, e vou ser sempre assim, Gabriela...".
  • CRENTE GELINHO: Cheio de "não me toques".
  • CRENTE GISELE BUNCHEN: Adora chegar atrasada ao culto, desfilando e acenando.
  • CRENTE JAMES BOND: Super disfarçado, ninguém sabe que ele é crente.
  • CRENTE JILÓ: Sempre amargo, não dignifica sua fé.
  • CRENTE MATRIX: Vive num mundo paralelo, só se comunica com os irmãos por
    e-mail.
  • CRENTE NO PECADO: Quando o pastor está pregando, ele sempre diz:
    "É pra mim!".
  • CRENTE PIPOCA: Pula de igreja em igreja.
  • CRENTE QUIABO: Vive escorregando nas missões da igreja.
  • CRENTE RAIMUNDO: Um pé na igreja e outro no mundo.
  • CRENTE ROCAMBOLE: Está sempre enrolado...
  • CRENTE SEIS ORA: "Ceis ora" por mim, tá? (Vocês oram por mim).
  • CRENTE TESOURINHA: Qualquer idéia, já corta.
  • CRENTE URSO: No inverno fica hibernando.

Conheço-te
Enviado por Jurema Dias, Lisboa-Portugal

"Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus;
sou exaltado entre as nações,
sou exaltado na terra
" Salmo 46:10

Autoria desconhecida
3 dezembro, 2004

Conheço teu medo, tua felicidade e teus sonhos. Conheço tua estrada e sei exatamente teu destino. Conheço-te por dentro...

E sem que tu tenhas que me pedir, eu entendo o que tu queres. Conheço teu sorriso, e sei tudo que está dentro do teu coração. Conheço e te reconheço em qualquer lugar...

Sei do teu amor, da tua saudade, dos sonhos que movimentam a tua vida e da esperança que te faz lutar. Amo-te pelo que tu és, e para mim, és um ser valioso.

Amo-te, mesmo quando perdes a confiança em Mim. Amo-te, mesmo sem saberes...

Acompanho-te desde sempre! Estou ao teu lado mesmo quando pensas que Te abandonei...

Vibro em cada minuto da tua felicidade. Choro com cada lágrima tua. Sofro com toda a tua dor, e Te estendo as mãos a todo momento, embora muitas vezes teimes em não Me pedires ajuda, mesmo assim, continuo a te proteger...

Conheço-te e sei que és muito especial, como é especial cada filho Meu, mas cada um com as suas diferenças, ainda assim o Meu amor é incondicional, e ele é o maior Amor do mundo.

Conheço-te, porque eu te criei. Você me conhece?

Veja Salmo 139


A língua dos anjos
Enviado por Inara Cristina, Brasília-DF

Se não for possível regar as flores,
melhor não afiar os espinhos

Por Teotônio Costa Rezende
5 outubro, 2005

Um dia desses resolvi prestar alguma atenção ao que os '"atletas" conversavam enquanto caminhavam ou corriam pelo Parque da Cidade. Adianto, desde já, que não sou nenhum bisbilhoteiro e que fui motivado a adotar este procedimento "indiscreto" pelo fato de que as conversas que chegavam compulsoriamente aos meus ouvidos versavam, quase sempre, sobre o mesmo tema: críticas aos colegas de trabalho, reclamações do chefe ou o sentimento de estar sendo perseguido e/ou passado para trás no ambiente de trabalho.

Da "pesquisa" realizada ao longo dos costumeiros 20 Km quilômetros (per)corridos por este "super-atleta", verdade é que nem todos estavam a falar mal de alguém (embora a maioria o fizesse), porém, não descobri uma viva alma que estivesse a elogiar quem quer que fosse.

A experiência de quase meio século de 'estrada' me ensinou que, praticamente sem exceção, as pessoas que vem a mim falar mal de alguém, falam mal de mim para outrem. Da mesma forma , aqueles que procuram 'novos abrigos' sob a alegação estarem sendo perseguidos/prejudicados, quase sempre continuam sua peregrinação na busca do "lugar ideal", uma vez que, na maioria das vezes, são eles próprios as causas de seus problemas.

Na constituição de "autênticas equipes" é importante fugir desse grupo de pessoas que tem mania de perseguição e, também, daqueles especialistas na arte de falar mal dos outros. Críticas são importantes e construtivas quando apresentadas direta e, de preferência, confidencialmente ao criticado e, principalmente, se acompanhadas de sugestões que possam contribuir para a superação dos problemas/deficiências identificados.

A propósito deste tema, existe uma prece indígena que seria muito útil que a praticássemos antes de despejarmos nossa ira sobre aqueles que julgamos nossos desafetos: "Deixem-me seguir as pegadas de meu inimigo por três semanas, carregar o mesmo fardo e passar pelas mesmas provações que ele, antes de dizer uma só palavra de desaprovação à sua conduta".

Leais são as feridas abertas pelo que ama,
porém os beijos de quem odeia são enganosos.

... Provérbios 27:6


A grande lição do trem
Enviada por Inara Cristina, Brasília-DF

Graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e da parte de
Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor

... 2 João 1:3

Por Pastor Eliezer, Igreja Alcançando Vidas - Amendoeira

Certo homem morava no final de Xerém, subúrbio da capital do Rio de Janeiro, e trabalhava na Zona Sul do Rio. Viajava diariamente de trem para ir e vir do trabalho.

Certo dia parou numa praça da cidade onde acontecia um culto ao ar livre e na hora do apelo ele se converteu. Ganhou de presente uma Bíblia que lia sempre durante o percurso da viagem. Ele tinha um sonho: pregar a palavra de Deus.

Quando leu o texto "Ide e Pregai a toda criatura..." sentiu um impulso de realizar seu desejo. Mas seu tempo era escasso, pois trabalhava até mesmo nos finais de semana. Teve então, uma brilhante idéia: economizou e comprou uma Bíblia nova de letras gigantes, para ler no trem em movimento. Passou a pregar durante a viagem de ida e volta.

Estava feliz da vida, pois rendia frutos para o Reino de Deus. Até que um dia surgiu um passageiro que não aprovou a idéia da pregação dentro do trem, pois cochilava ao balanço do trem durante a viagem. Inconformado, o homem reclamava o tempo todo.

O pregador, pacientemente, trocava de vagão. Porém, quando começava a pregar, lá estava o sujeito, mais uma vez reclamando.Então, esse homem, extremamente irado, levantou sua voz e gritou:
- Pare de me perturbar! Da próxima vez que você pregar de novo no trem, e atrapalhar o meu cochilo, vou jogar sua bíblia fora. É melhor ficar quieto...

Prudentemente, o pregador clamou a Deus e jejuou para que o Senhor não permitisse que aquele homem cumprisse sua ameaça. Que houvesse impedimentos. Assim, o pregador orou com fé, confiando que Deus o ouviu.

No outro dia, o que se sentia importunado saiu bem cedo para o trabalho, e lá estava o pregador do trem todo confiante, semeando a Palavra de Deus. Subitamente, o valente levantou-se e bradou:
- Eu te avisei, mas você não acreditou!

E arrancou a Bíblia das mãos do pregador e jogou-a pela janela do trem, diante de um público estupefato. O pregador sentiu-se humilhado, decepcionado e muito triste com a situação. Resolveu não ser mais crente, pois confiava que Deus ia livrá-lo dessa vergonha e por não ter sido atendido, decidiu não trilhar mais os caminhos do Senhor.

Por ter virado as costas para Deus, as coisas começaram a ficar difíceis para ele. Perdeu o emprego, tornou-se um desocupado, abandonou sua casa e passou a viver nas ruas, dormindo nos bancos das praças.

Depois de um certo tempo, numa determinada praça onde costumava se embriagar e dormir no banco, estava acontecendo um culto ao ar livre. Despertou sua atenção pois esse pregador contava seu testemunho de que estava junto da linha do trem para cometer suicídio, mas Deus, com seu infinito amor, usou um filho seu para salvá-lo de ser despedaçado pelo trem.

Continuou relatando que, quando ia se atirar embaixo do trem, algo muito pesado foi arremessado em sua cabeça, e ele caiu junto aos trilhos, meio desacordado sem entender nada do que estava ocorrendo. Foi quando percebeu que era um grande livro e um vento providencial virava suas páginas, parando exatamente na página onde pôde ler admirado o versículo 18 do Capítulo 28 do Evangelho de Mateus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei". E exclamou jubiloso: - Então fiquei com esta Bíblia, hoje sou feliz e a minha vida mudou!

E concluiu:
- Um dia hei de encontrar esse filho de Deus, dar-lhe um grande abraço e agradecer-lhe pelo bem que me fez, livrando-me não somente da morte física, mas principalmente da condenação eterna.

O pregador do trem, que ouvia a tudo atentamente, não conseguiu conter seu desesperado choro e, inesperadamente, levantou-se do banco e gritou com o rosto banhado em lágrimas:
- Perdoe-me, Senhor Jesus, pois não compreendi os teus planos. Perdoe-me por ter duvidado do teu poder e do teu amor por todos esses anos.

E soluçando muito dirigiu-se ao pastor que testemunhava, mal conseguindo declarar:
- Eu era o dono daquela grande Bíblia!.
Disse seu nome e mostrou a todos a sua assinatura registrada na primeira página
daquela grande Bíblia.

E você, sabe quais são os desígnios de DEUS???

Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam
os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
Apocalipse 14:12



Música de fundo em arquivo MID (experimental):
"Árvore", adaptação de Maurício em tons de clássico
Referência: www.midiportugal.com

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 15 janeiro, 2005

Reflexões evangélicas