O velho cristão e o universitário
Enviada por Maria Ines Alvares, Belo Horizonte-MG

Autoria desconhecida
10 janeiro, 2005

Na França, um senhor de 70 anos viajava de trem tendo a seu lado um jovem universitário que, compenetrado, lia seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia.
Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:
- O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?
- Sim - disse o senhor. Mas não é um livro de crendices, é a Palavra de Deus. Estou errado?

Com uma risadinha sarcástica respondeu:
- Claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a história geral. E veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, fez o favor de mostrar a miopia da religião.
Somente pessoas sem cultura ainda crêem nessa história de que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os cientistas dizem sobre isso.
- É mesmo? - perguntou o velho cristão. E o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?
- Bem, agora eu vou descer na próxima estação, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio.

O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu seu cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito abaixou a cabeça, e saiu cabisbaixo. O cartão dizia: "Louis Pasteur, Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris".

Isso aconteceu em 1892.


Eu posso fazer mais que isso!
Enviado Paulo Sérgio Loredo, São Paulo-Capital

Autoria desconhecida
14 setembro, 2004

A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6 anos, que estava doente de leucemia. Embora o coração dela estivesse pesado de tristeza e angústia, ela era muito determinada. Como qualquer outra mãe, ela gostaria que ele crescesse e realizasse seus sonhos. Agora, isso não seria mais possível, por causa da fase terminal. Junto dele tomou-lhe a mão e perguntou:
- Filho, você alguma vez já pensou o que gostaria de ser quando crescesse?
- Mamãe, eu sempre quis ser um bombeiro!
A mãe sorriu e disse:
- Vamos ver o que podemos fazer.

Mais tarde, naquele mesmo dia, ela foi ao Corpo de Bombeiros local e contou ao chefe dos Bombeiros a situação de seu filho e perguntou se seria possível o garoto dar uma volta no carro dos bombeiros, em torno do quarteirão.
O chefe dos bombeiros, comovido, disse:
- NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO! Se você estiver com o seu filho pronto às sete horas da manhã, daqui a uma semana, nós o faremos um bombeiro honorário, por todo o dia. Ele poderá ir para o quartel, comer conosco e sair para atender às chamada incêndio. E se você nos der as medidas dele, nós conseguiremos um uniforme completo: chapéu com o emblema de nosso batalhão, casaco amarelo igual ao que vestimos e botas também.

Uma semana depois, o bombeiro-chefe pegou o garoto, vestiu-lhe o uniforme de bombeiro e o escoltou do leito do hospital até o caminhão de bombeiros. O menino ficou sentado na parte de trás do caminhão, e foi até o quartel central. Parecia-lhe estar no céu...

Ocorreram três chamadas naquele dia na cidade e o garoto acompanhou todos as três. Em cada chamada, ele foi em veículos diferentes: no tanque, na van dos paramédicos e até no carro especial do chefe dos bombeiros. Todo o amor e atenção que foram dispensados ao menino acabaram comovendo-o tão profundamente, que ele viveu três meses a mais que o previsto.

Uma noite, todas as suas funções vitais começaram a cair dramaticamente e a mãe decidiu chamar ao hospital, toda a família. Então, ela lembrou a emoção que o garoto tinha passado como um bombeiro, e pediu à enfermeira que ligasse para chefe da corporação, e perguntou se seria possível enviar um bombeiro para o hospital, naquele momento trágico, para ficar com o menino. O chefe dos bombeiros respondeu:
- NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO! Nós estaremos aí em cinco minutos. Mas faça-me um favor. Quando você ouvir as sirenes e vir as luzes de nossos carros, avise no sistema de som que não se trata de um incêndio. É apenas o Corpo de Bombeiros vindo visitar mais uma vez, um de seus mais distintos integrantes. E também poderia abrir a janela do quarto dele? Obrigado!

Cinco minutos depois, uma van e um caminhão com escada chegaram no hospital. Estenderam a escada até o andar onde o garoto estava, e 16 bombeiros subiram.
Com a permissão da mãe, eles o abraçaram, seguraram, e disseram que o amavam.
Com voz fraquinha, o menino olhou para o chefe e perguntou:
- Chefe, eu sou mesmo um bombeiro?
- Sim, você é um dos melhores - disse ele.

Com essas palavras, o menino sorriu e fechou seus olhos para sempre.


A importância do perdão
Enviada por Inara Cristina, Brasília-DF

Autoria disconhecida
28 setembro, 2004

O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal para fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa. Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:
- Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito aquilo comigo. Desejo tudo de ruim para ele.

Seu pai, um homem simples, escuta calmamente o filho que continua a reclamar:
- O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito. Quero que ele fique doente sem poder ir à escola!!!

O pai ouve tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado. Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe o seguinte:
- Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amigo Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou.

O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta:
- Filho como está se sentindo agora?
- Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.

O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira e carinhoso lhe fala:
- Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.
O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente e um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Zeca só conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos.

O pai, então, lhe diz ternamente:
- Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você. O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem, ficam sempre em nós mesmos.

Cuidado com seus pensamentos; eles se transformam em palavras.
Cuidado com suas palavras; elas se transformam em ações.
Cuidado com suas ações; elas se transformam em hábitos.
Cuidado com seus hábitos; eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter; ele controla seu destino.


O valor da amizade

"O homem que tem muitos amigos sai perdendo;
mas há amigo mais chegado que irmão", Provérbios 18.24

Por Roberto Bendia, editor do Jornal dos Amigos

Referência: livro "Amizade", de Jorge Linhares
5 setembro, 2004

Ao longo da vida tive muitos amigos, mas apenas três deles se destacaram em minha caminhada. Na hora da dificuldade maior tive amparo de dois. Mas, semelhante à história de Jó, dos três um deles voltou-se contra mim. Mas acabei mesmo ficando só. Só? É na hora do aperto que você vê realmente quem é seu amigo, sua amiga, seu irmão ou sua irmã. No caso tive minha companheira que foi o amparo nas horas bem difíceis, por intermédio da misericórdia de Deus, é claro.

Em minha opinião dois fatores corrompem o ser humano: dinheiro em demasia e poder (vide a ascenção do PT). Pela minha experiência não é possível manter muitos amigos se não houver aporte financeiro. Festas, patrocínios, boca livre, essas coisas facilitam bastante a aquisição de amigos. Corte as benesses desaparecem os "amigos". Mas o que realmente constrói a amizade é a palavra amiga, o entendimento, empenho em querer ajudar o amigo(a) sem levar vantagem. Ação construtiva.

Tropeços? Estamos sujeitos a erros, pois somos todos pecadores. O importante é manter a firmeza de caráter e a consciência livre de não ter feito mal algum ou deixado de ajudar um amigo em dificuldade, nem que o amparo seja por uma palavra amiga.

Peguei carona no livro "Amizade" de Jorge Linhares (recomendo a compra. É um livro de bolso com 58 páginas) para lhe fornecer uma boa dica de como manter uma boa amizade e não cair em armadilhas. Veja abaixo.

 
Como perder um amigo(a)
Como ganhar e manter um amigo(a)
   

Pedir dinheiro emprestado
ou desconto de cheque

Pedir carro emprestado

Pedir roupas emprestadas

Pedir para o amigo(a) ser avalista

Fazer brincadeiras de mau gosto

Colocar apelidos pejorativos

Ser constante na casa do amigo(a).

Orar pelo amigo(a), como fez Jó, quando os três melhores amigos voltaram-se contra ele

Ser sincero(a) na hora certa (Provérbios 27.6)

Apoiá-lo nas horas difíceis

Lembrar-se do aniversário com uma visita, um telefonema, um e-mail ou um telegrama

Visitá-lo(a) em momentos de angústia ou enfermidade

Não ficar cobrando atitudes que não foram tomadas

Estar sempre com um sorriso e uma palavra de apoio e incentivo.

 

 

     

Um grande exemplo de amizade é citado na Bíblia, nos livros de Samuel. Trata-se da amizade do rei Davi e seu fiel amigo Jônatas. Este, depois de morto, teve seu filho deficiente amparado por Davi.

Oração para grandes amizades

Pai de amor,

Olhe para quem está se sentindo sozinho, sem amigos.

Nesta época de crises, quando não se pode contar os problemas para o outros, abençoa quem está sofrendo.

Cura, Senhor, as feridas feitas pelas decepções sofridas por causa de alguém que traiu sua confiança.

Ó Deus, restaura as amizades que foram abaladas. Ajuda as famílias a implantarem o diálogo em casa.

Dê-nos, também, a chance de ter muitos amigos, porque isso é muito bom.

Em nome do Senhor Jesus, para todo o sempre.

Amém.


Sonhando com Deus
Enviado por Joni Lopes, Rio de Janeiro-Capital

Autoria desconhecida
20 agosto, 2004

Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.

- Entre - falou DEUS. Então você gostaria de me entrevistar?
- Se tiver um tempinho - disse eu.
DEUS sorriu e falou:
- Meu tempo é eterno, suficiente para fazer todas as coisas. Que perguntas você tem a fazer-ME?
- O que mais O surpreende na humanidade? - perguntei.

DEUS respondeu:

  • Que se aborreçam de ser crianças e queiram logo crescer e aí, desejam ser crianças outra vez.
  • Que desperdicem a saúde para fazer dinheiro e depois perdem dinheiro para restaurar a saúde.
  • Pensam ansiosamente sobre o futuro e esquecem o presente. Dessa forma, não vivem nem o presente, nem o futuro.
  • Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido.

Em seguida, a mão de DEUS segurou a minha mão e por um instante ficamos silenciosos...e então eu perguntei:
- PAI, quais são as lições de vida que seus filhos devem aprender?
Com um sorriso DEUS respondeu:

  • Que não podem fazer com que ninguém os ame como EU os amo. Então, o mais sensato é que se deixem amar.
  • Que o mais valioso na vida não é o que se tem, mas quem se tem.
  • Que não é bom se compararem uns com os outros. Cada um é indivíduo com características únicas. E todos serão julgados individualmente sobre seus próprios méritos, não como um grupo na base da comparação.
  • Que uma pessoa rica não é a que tem mais, mas a que precisa menos.
  • Que só é preciso alguns segundos para abrir profundas feridas nas pessoas amadas e que é necessário uma vida inteira para curá-las.
  • Perdoar, praticando o perdão.
  • Que há pessoas que os amam muito, mas simplesmente não sabem como expressar ou demonstrar seus sentimentos.
  • Que dinheiro pode comprar tudo, exceto felicidade.
  • Que duas pessoas podem olhar para a mesma coisa e vê-la totalmente diferente.
  • Que um amigo verdadeiro é alguém que sabe tudo sobre você e gosta de você assim mesmo.
  • Que não é suficiente que eles sejam perdoados, mas que se perdoem a si mesmos.

Por um tempo, permaneci sentado, desfrutando aquele momento. Agradeci a ELE pelo seu tempo e por todas as coisas que ELE tem feito por mim e pela minha família. ELE respondeu:
- Estou sempre aqui, 24 horas por dia. Tudo o que você tem a fazer é chamar por mim e EU virei. Você pode esquecer o que EU disse. Você pode esquecer o que EU fiz, mas você jamais esquecerá como EU te fiz sentir com essas palavras.


A expulsão de Deus
Enviado por Paulo Sérgio Loredo, São Paulo-Capital

Autoria desconhecida
31 junho, 2004

A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e a apresentadora Jane Clayson perguntou a ela:
- Como é que DEUS teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?
Anne Graham deu uma resposta extremamente profunda e sábia. Ela disse:

- Eu creio que DEUS ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos nós temos dito para DEUS não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que Ele calmamente nos deixou.

Como poderemos esperar que DEUS nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco? À vista dos acontecimentos recentes, ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas etc. Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O' Hare (que foi assassinada e seu corpo encontrado recentemente), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião. Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas... A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, não devemos roubar, e devemos amar o nosso próximo como a nós próprios. E nós concordamos.

Logo depois, o dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto-estima (O filho do dr. Spock cometeu suicídio). E nós dissemos: "Um perito nesse assunto deve saber o que está falando", e então concordamos com ele.

Depois alguém disse que os professores e os diretores das escolas não deveriam disciplinar os nossos filhos quando eles se comportassem mal. Os administradores escolares então decidiram que nenhum professor em suas escolas deveria tocar em um aluno quando se comportasse mal, porque não queriam publicidade negativa, e não queriam ser processados (há uma grande diferença entre disciplinar e tocar, bater, dar socos, humilhar e chutar etc.) E nós concordamos com tudo.

Aí alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem, e que nem precisariam contar aos pais. E nós aceitamos essa sugestão sem ao menos questioná-la.

Em seguida algum membro da mesa administrativa escolar muito sabido disse que, como rapazes serão sempre rapazes, e que como homens iriam acabar fazendo o inevitável, que então deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas quantas eles quisessem, para que eles pudess em se divertir à vontade, e que nem precisaríamos dizer aos seus pais que eles as tivessem obtido na escola. E nós dissemos, "está bem".

Depois alguns dos nossos oficiais eleitos mais importantes disseram que não teria importância alguma o que nós fizéssemos em nossa privacidade, desde que estivéssemos cumprindo com os nossos deveres. Concordando com eles, dissemos que para nós não faria qualquer diferença o que uma pessoa fizesse em particular, incluindo o nosso presidente da República, desde que o nosso emprego fosse mantido e a nossa economia ficasse equilibrada.

Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia, e uma apreciação natural da beleza do corpo feminino. E nós também concordamos.

Depois uma outra pessoa levou isso a um passo mais adiante e publicou fotos de crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição na Internet. E nós dissemos, "está bem, isto é democracia, e eles têm direito de ter a liberdade de se expressar e fazer isso".

A indústria de entretenimento então disse: "Vamos fazer shows de TV e filmes que promovam profanação, violência e sexo explícito. Vamos gravar música que estimule o estupro, drogas, assassínio, suicídio e temas satânicos". E nós dissemos: "Isso é apenas diversão, e não produz qualquer efeito prejudicial. Ninguém leva isso a sério mesmo, então que façam isso!"

Agora nós estamos nos perguntando por que nossos filhos não têm consciência, e por que não sabem distinguir entre o bem e o mal, o certo e o errado, por que não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios... Provavelmente, se nós analisarmos tudo isto seriamente, iremos facilmente compreender que nós colhemos exatamente aquilo que semeamos!

Se uma menina escrevesse um bilhetinho para DEUS, dizendo: "Senhor, por que não salvaste aquela criança na escola?". A resposta Dele seria: "Querida criança, não me deixam entrar nas escolas! Do seu DEUS".

É triste como as pessoas simplesmente culpam DEUS e não entendem por que o mundo está indo a passos largos para o inferno. É triste como cremos em tudo que os jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia nos diz.

É triste como todo o mundo quer ir para o céu, desde que não precise crer, nem pensar ou dizer qualquer coisa que a Bíblia ensina.

É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados!
Como podemos enviar centenas de piadas pelo e-mail, e elas se espalham como fogo, mas quando tentamos enviar algum e-mail a respeito de DEUS, as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-lo a outros!


O preço da salvação
Enviado por Joni Lopes, Rio de Janeiro-Capital

Autoria desconhecida

Um dia, Jesus e Lúcifer conversavam. Jesus perguntou a Lúcifer o que ele estava fazendo para as pessoas aqui na terra. Ele respondeu:
- Estou me divertindo muito com elas. Ensino a fazer bombas, usar revólver, matar, assaltar, roubar, mentir, odiar umas às outras, desrespeitar o casamento, incentivo abusar de crianças, estimulo jovens a usar drogas, beber e fazer tudo o que não devem para serem prejudicados. Isso é meu maior prazer!!!

Jesus, então, perguntou:
- E depois, o que você fará com elas?
Lúcifer respondeu:
- Vou fazer com que elas se matem, acabar com elas e ganhar suas almas!
Jesus, diante de tudo o que foi dito, perguntou:
- Quanto você quer por elas?
Lúcifer ponderou:
- Você não vai querer essas pessoas, elas são traiçoeiras, mentirosas, falsas, rancorosas, vingativas, egoístas e avarentas! Elas não vão Te amar de verdade, vão Te bater e cuspir no Teu rosto, vão Te desprezar e nem vão levar em consideração o que Tu fizeres!
- Quanto você quer por elas Lúcifer! - falou Jesus com toda a autoridade.
- Quero toda tua lágrima e todo teu sangue!
- Negócio fechado!

E Jesus pagou o preço de nossa salvação!
Mas nos esquecemos disso, esquecemos de Jesus!
Acreditamos em tudo o que os homens nos ensinam, mas sempre questionamos as coisas que vem de Deus! Todos querem um dia estar com Deus, mas não querem conhecê-Lo antes! Amá-Lo! Muitos dizem: "Eu acredito em Deus", mas não fazem e nem demonstram nada em sua fé por Ele!

As pessoas mandam notícias e piadas por e-mail. Umas passam para outras, tudo na velocidade da luz! Mas quando a mensagem é sobre Deus ou Jesus, as pessoas, não sei o porquê, pensam duas vezes antes de compartilhá-la com as outras.

Falam a todo momento sobre o desempenho de seu clube de futebol, de política, daquele programa de TV, às vezes perdoam e pedem perdão a seus desafetos, mas pensam duas vezes antes de dizerem: "AMO E PERTENÇO A DEUS!". Tentam ser invisíveis quando se trata de Jesus!

POR QUÊ? Será que você conseguiu ler essa mensagem até aqui? Ou quando você terminar de le-la, mandará para alguém? Ou você não está seguro de que as pessoas pensarão sobre você, se a enviar? Sentirá vergonha?

Infelizmente falar sobre Deus ou Jesus Cristo não é um assunto que as pessoas gostem de ouvir! Somente querem a Jesus quando estão em grandes apuros! Mas agora estamos em grandes apuros!!! Pois muitos de nós sentem vergonha de dizer que AMA nosso Pai!

Quem terá coragem para enviar essa mensagem? Eu tive, e você?

Que Deus ilumine a todos nós, hoje e sempre! Vamos precisar! Tenha certeza disso.


Prece de uma família
Enviada pela autora, Niterói-RJ

Por Ivone Boechat, poetisa
30 setembro, 2003

Senhor,

Minha família
é o projeto do mundo
que sonho ter.

É o ninho construído
com o propósito
de ser perfeito.

Toma as diferenças,

 
e as imperfeições:
impaciência, ansiedade, inveja,
contendas, tribulações, e,
pelo milagre do teu poder,
torna estas preces acolhidas!

Reforme tudo,
todo dia,
para que ninguém desista de crescer
neste laboratório de vidas.


O caminho

Por Roberto Bendia
16/9/2003

Muitas luas atrás vi na TV um pastor da igreja Adventista do Sétimo Dia, se não me engano de nome Alejandro Bujon (acho que se escreve assim), dizendo o seguinte: "Você tem dois caminhos a seguir e 50 % de chance de acertar em sua escolha. A primeira é acreditar que não existe Deus. O que lhe acontece na vida é sorte ou fatalidade. Quando você morrer, não existe espírito e tudo acaba com a morte. A segunda é acreditar que existe um Deus único. O que lhe acontece na vida pode ser bênção ou maldição. E quando você morrer você pode ter vida eterna ao lado do Deus uno. Eu fiz a opção inteligente pela segunda escolha, e você?".

Bem, na época eu já tinha feito a opção pelo evangelho e também fiz a opção inteligente pela segunda escolha do pastor. Desde então cuido de alimentar meu espírito com as verdades bíblicas. Mas, pelo meus estudos bíblicos, não basta somente fazer a segunda opção para ganhar a salvação. É preciso algo mais, como ter Jesus Cristo como seu único e exclusivo salvador e colher bons frutos espirituais. Desses frutos, para quem ainda não começou a colher, a semente pode ser adquirida no Salmo 1, em que o salmista dá a bem-aventurança de quem não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. E no Salmo 139, em que acontece a intimidade com o Senhor.


A essência do "Pai Nosso"
Enviado por Fábio Espíndola Gomes, São Paulo-Capital

Transcrito de edição antiga do jornal "Lar Católico"
O "Pai Nosso" transcrito da Bíblia Anotada, versão Almeida, revista e atualizada
2/9/2003

  • Não posso dizer "Pai Nosso" se não vejo em todos os homens irmão meus.
  • Não posso dizer "Que estás nos céus" se só estou preocupado com os bens da terra.
  • Não posso dizer "Santificado seja o teu nome" se minha vida é de cristão falsificado e se não torno Deus conhecido e amado.
  • Não posso dizer "Venha o teu reino" se não cultivo o amor de Jesus Cristo em mim.
  • Não posso dizer "Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu" se o que me importa é só o que eu quero.
  • Não posso dizer "O pão nosso de cada dia dá-nos hoje" se não me disponho a repartir meu pão com os necessitados.
  • Não posso dizer "E perdoa-nos nossas dívidas, assim como nós temos perdoado nossos devedores" se sou vingativo e incapaz de perdoar.
  • Não posso dizer "E não nos deixes cair em tentação" se não ajudo os outros a se libertarem de más situações, de problemas, de dificuldades, do perigo iminente de cometerem desatinos ou se fui causa de queda para alguém.
  • Não posso dizer "Mas livra-nos do mal (pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém)" se não procuro diminuir a fonte dos males físicos, morais e espirituais que me cercam.

A arrogância
Enviado por Inara Cristina, Brasília-DF

Autoria desconhecida
18/7/2003

O diálogo abaixo é verídico. Foi travado em outubro de 1995, entre um navio da Marinha americana e as autoridades costeiras do Canadá, próximo ao litoral de Newfoundland.

Os americanos começaram na maciota:
- Favor alterar seu curso 15 graus para norte para evitar colisão com nossa embarcação.

Os canadenses responderam de pronto:
- Recomendo mudar o seu curso 15 graus para sul.

O americano ficou mordido:
- A
qui é o capitão de um navio da Marinha americana. Repito, mude o SEU curso.

Mas o canadense insistiu:
- Não, mude o SEU curso atual.

O negócio começou a ficar feio. O capitão americano berrou ao microfone:
- Este é o porta-aviões USS Lincoln, o segundo maior navio da frota americana no Atlântico. Estamos acompanhados de três destroyers, três fragatas e numerosos navios de suporte. Eu exijo que vocês mudem seu curso 15 graus para norte, ou então tomaremos contramedidas para garantir a segurança do navio.

E o canadense respondeu:
- Aqui é um humilde cidadão canadense, apenas capitão, num simples farol incrustado numa imensa rocha, na imensidão do Atlântico, câmbio...

Às vezes a nossa arrogância nos faz cegos...
Quantas vezes criticamos a ação dos outros, quantas vezes exigimos mudanças de comportamento nas pessoas que vivem perto de nós quando na verdade...nós é que deveríamos mudar o nosso rumo....


Só mais um minuto...
Enviada por Joni Lopes, Rio de Janeiro-Capital

Autoria desconhecida
8/7/2003

Um homem, no limite de suas forças, atentou contra a própria vida com uma arma de fogo. Ouvindo o tiro, o vizinho foi ao apartamento, e ao lado do corpo encontrou uma carta assim escrita:

"Não deu para suportar. Passei a noite toda como um louco pelas ruas. Fui a pé, pois não tinha condições de dirigir. Perdi meu emprego por injustiça feita contra mim. Nada mais consegui. Ontem telefonaram avisando que minha casinha no campo foi incendiada. Estava ameaçado de perder este apartamento por não ter podido pagar as prestações...

Só me restou um carro, tão desgastado que nada vale. Afastei-me de todos os meus amigos com vergonha desta humilhante situação...e, agora, chegando aqui em casa, não encontrei ninguém...fui abandonado e levaram até minhas melhores roupas! Aquele que me encontrar, faça o que tem que ser feito. Perdão."

O vizinho dirigiu-se ao telefone para chamar a Polícia. Quando essa chegou viu que havia recado na secretária eletrônica. Era a voz da mulher do morto:

"Alô, amor! Sou eu! Ligue para a firma! O engano foi reconhecido e você está sendo chamado de volta para a semana que vem! O dono do apartamento disse que tem uma boa proposta para não o perdermos! Estamos na nossa casinha de campo. A história do incêndio era trote! Isso merece uma festa, não merece? Nossos amigos estão vindo para cá. Um beijo! Ah, já coloquei suas melhores roupas no porta-malas do seu carro. Vem!"

Pois é, no último momento reflita só mais um minuto!...Por favor, nunca perca a esperança, por piores que sejam as circunstâncias. A promessa de Deus, em Cristo Jesus, é esta:

"Porém ele pôs sobre mim a sua mão direita dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno".
Apocalipse 1.17-18


De volta ao grupo
Enviada por Rozy de Paula, Contagem-MG

Autoria desconhecida
1.7.2003

Um membro de um determinado grupo, ao qual prestava serviços regularmente, sem nenhum aviso deixou de participar de suas atividades. Após algumas semanas, o líder daquele grupo decidiu visitá-lo. Era uma noite muito fria.

O líder encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante da lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor. Adivinhando a razão da visita, o homem deu as boas-vindas ao líder, conduziu-o a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando. O líder acomodou-se confortavelmente no local indicado, mas não disse nada.

No silêncio sério que se formara, apenas contemplava a dança das chamas em torno das rachas de lenha, que ardiam. Ao cabo de alguns minutos, o líder levantou-se, dirigiu-se à lareira e examinou as brasas que se formaram. Cuidadosamente selecionou uma delas, a mais incandescente de todas, empurrando-a para o lado. Voltou então a sentar-se, permanecendo silencioso e imóvel.

O anfitrião prestava atenção a tudo, fascinado e quieto.
Aos poucos a chama da brasa solitária diminuiu até que houve um brilho momentâneo e seu fogo apagou-se de vez.

Em pouco tempo o que antes era uma festa de calor e luz não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão recoberto de uma espessa camada de fuligem acinzentada.
Nenhuma palavra havia sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois amigos.

O líder, antes de se preparar para sair, manipulou novamente o carvão frio e inútil, colocando-o de volta no meio do fogo.
Quase que imediatamente ele tornou a incandescer, alimentado pela luz e calor dos carvões ardentes em torno dele. Quando o líder alcançou a porta para partir, seu anfitrião disse:
- Obrigado. Por sua visita e pelo belíssimo sermão. Estou voltando ao convívio do grupo. Deus te abençoe!

Mensagem de fé anterior


Música de fundo em arquivo MID (experimental):
"Pisax
"
Nota para a seqüência MIDI: *****

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

(início da página)

www.jornaldosamigos.com.br

Mensagem de fé


Belo Horizonte, 5 junho, 2005