O código de barras

Por Luiz Roberto Bendia, editor do Jornal dos Amigos

A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita, ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é sescentos e sessenta e seis. (Apocalipse 13.16-18)

Em 6 de setembro de 1989, o jornal "Estado de Minas" publicava como novidade no seu caderno de informática a reportagem escrita pela jornalista Stela Pinto, com o título "Automação: este código é uma barra". Reportando à segunda interpretação do trocadilho, é só prestar a atenção na citação acima.

Vamos descrever em seguida como funciona o código de barras, para depois citar um possível desdobramento do "controle mundial".

Padrão EAN

Esse é o padrão definido para a automação do comércio em geral. A sigla representa "European Article Number", cujo sistema é administrado pela International Article Numbering Association, como é conhecida no mundo. No Brasil o sistema é gerido pela ABAC, Associação Brasileira de Automação Comercial, entidade fundada em 1983. Hoje, praticamente, nenhum produto chega às lojas comerciais sem o código de barras estampado. Procure um produto que tenha embalagem e confira.

A leitura das barras é feita por um aparelho chamado PDV, que possuindo scanner processa a leitura do código de barras (na falha de leitura das barras os números podem ser digitados). O consumidor tem então, de forma automática, a nota fiscal estampada com o nome do produto, a quantidade e o preço.

O código de barras

O código de barras é composto de 13 números:

Agora, o que a reportagem não falou: o significado das três barras sem numeração, separando os 13 dígitos. Você já reparou? Por que não colocaram os números?

Simplesmente porque eles representam 666.

Bem, se essa é uma verdade fantástica colocada na Biblia, que outras verdades estarão lá reveladas? E quem poderá obtê-las?

Desdobramentos

A automação comercial facilitou muito ao comércio e à indústria. Hoje, com o código de barras, baixa de estoque, contabilidade, pedidos de reposição, e até solicitação de transporte para mercadorias, tudo está automatizado. Não é à toa que falta empregos.

Mas a paranóia americana contra o terrorismo está suscintando implante de chips nos humanos para identificação segura nos aeroportos (tem gente que até já antecipou essa prática por causa de seqüestros). Eles virão com uma conversa que tudo ficará facilitado. Inclusive você será um cartão de crédito ambulante, com todos os seus dados registrados no interior de seu corpo, de valores em conta corrente até propriedades...quem sabe, por intermédio de um microchip implantado na mão direita ou na testa...


Música de fundo em arquivo MID (experimental):
"Árvore", adaptação de Maurício em tons de clássico
Referência: www.midiportugal.com

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 3 junho, 2006

Apocalipse 13